Cidadeverde.com

Comissão aprova desfiliação de Robert Rios após crise no PC do B

Imprimir
A relação entre o PC do B e o secretário de Segurança, Robert Rios Magalhães, está em processo de divórcio. Na última sexta-feira, a Comissão Política do partido aprovou, por unanimidade, a desfiliação do secretário que foi eleito deputado estadual pela legenda. É o primeiro passo para o afastamento definitivo do secretário que desde as eleições de 2012 está em crise com o PC do B.

Foto: Yala Sena

Reunido com os principais líderes, a Comissão Política aprovou a desfiliação e vai encaminhar ao Diretório Estadual para ratificar a posição. O Diretório é a instância máxima do partido e tem deliberação para aprovar o afastamento do parlamentar. A divergência entre Rios e o PC do B teve como ponto alto as eleições municipais onde o político resolveu desrespeitar a posição do partido e apoiar Firmino Filho (PSDB), que foi eleito prefeito. Na época, o PC do B aprovou apoio ao ex-prefeito Elmano Férrer (PTB). Desde essa época que não existe diálogo entre Robert Rios e o deputado federal Osmar Júnior, presidente do partido. Robert Rios é filiado desde de 2003 no partido. 

Integrante da Comissão Política, José Carvalho, esclareceu que a proposta de desligamento partidário, previsto no estatuto, é uma saída menos traumática.

“É uma decisão com base no estatuto. Estamos propondo o desligamento e é uma saída mais respeitosa e que resolve nosso problema e o dele. Agora a decisão final é do Diretório Estadual”, afirmou.

Faz parte da Comissão Política, o deputado Osmar Júnior, Lourdes Rufino, José Carvalho, Elton Arruda, Raimundo Mendes, George Wellington e outros. 

Lançamento de candidatura

Para piorar a relação, a pré-candidatura de Robert Rios ao governo do Estado, lançada semana passada, provocou a ira dos lideres comunistas. O partido não pretende lançar candidatura própria e não discutiu com os filiados sobre as eleições 2014. 

“Não é projeto nosso e não está no nosso horizonte disputar o governo do Estado. A proposta é uma iniciativa pessoal do secretário, sem o apoio do PC do B”, disse José Carvalho, que é superintendente do DNOCS (Departamento Nacional de Obras contra a Seca).

Robert Rios está no Rio de Janeiro participando de reunião dos Secretários de Segurança Pública. Estará em Teresina somente amanhã.


Flash Yala Sena

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais