Cidadeverde.com

Comitê da Justiça vistoria presídios do Piauí e flagra superlotação

Imprimir
Três integrantes do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária do Ministério da Justiça estão no Piauí vistoriando as condições dos presídios no estado. Apesar das visitas não terem sido concluídas, o comitê já identificou sérios problemas no sistema prisional, sobretudo no que diz respeito ao excesso de presos provisórios. 

Fotos: Jordana Cury

O conselheiro Vitore Maximiano afirmou que o sistema prisional do Piauí está aquém do esperado. “A média nacional de presos provisórios é de 45%. No Piauí nós temos mais de 70%. Entretanto, a população carcerária não é grande. Além disso, detectamos que há falta de agentes penitenciários, reparos e investimentos”, declarou. 

O comitê visitou na segunda-feira (2) a penitenciária Picos e constatou sérios problemas. “Lá percebemos a superlotação, principalmente no setor masculino. Depois que terminarmos as vistorias, vamos elaborar um relatório sobre as condições que encontramos aqui e dentro de 30 a 60 dias retornaremos ao estado para divulgar o relatório e debater as soluções”, afirma.


O Conselho fará recomendações e apontará as possíveis das irregularidades. “Se o governo estiver aberto a soluções, poderá haver verbas do próprio ministério da Justiça”, finalizou o conselheiro. 

Nesta terça-feira (3), o comitê está em Teresina onde visita a Penitenciária Irmão Guido, a Casa de Custódia, a Penitenciária Feminina e a Casa de Albergados. 

Além de Vitore fazem parte da comissão o conselheiro Rafael de Sousa e a assessora do Ministério da Justiça, Aline Gabriele da Silva. 


Flash de Jordana Cury
Redação Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais