Cidadeverde.com

Concurso para defensor vence dia 30; aprovados pedem convocação

Imprimir
Candidatos aprovados no concurso para defensor público do Piauí estão em campanha para que o Governo do Estado convoque mais nomes antes que o prazo se expire. O certame realizado em 2010 já foi prorrogado e tem validade somente até o próximo 30 de março. 

Fotos: Yala Sena/Cidadeverde.com

Na quarta-feira (18), uma comissão de aprovados se reuniu com o secretário de Governo, Wilson Brandão, para fazer a reivindicação. O gestor se comprometeu a levar o pleito ao governador Wilson Martins. 

O temor dos candidatos é que a transição entre os governos acabe deixando a nomeação em segundo plano. Wilson Martins deve renunciar ao cargo de governador no início de abril para disputar uma vaga no Senado nas eleições de outubro. 


A reivindicação dos candidatos é que seja atendido pelo menos o pedido da Defensoria Pública no sentido de se convocar mais 10 nomes do cadastro de reserva. 

Argumentos para a nomeação não faltam. Segundo a comissão, a Defensoria do Piauí preencheu somente 106 vagas das cerca de 400 criadas. Das 94 comarcas do Piauí, 76 não contam com um defensor público. Enquanto isso, do concurso de 2010, foram nomeados os 12 primeiros aprovados e outros 20 do cadastro de reserva.


A chegada de mais 10 profissionais beneficiaria os municípios de Miguel Alves, Cocal da Estação, Buriti dos Lopes, Cristino Castro, Joaquim Pires, Batalha, Simões, São Miguel do Tapuio, Capitão de Campos e São Pedro do Piauí - seguindo resolução.

Marcelly Santos, Ana Beatriz Fernandes, Nara de Cerqueira Pereira e Andrea Sobral de Barros estão entre os candidatos que aguardam nomeação. As representantes da comissão afirmam que todos os 10 prováveis beneficiados têm interesse em assumir a vaga.


Além disso, a aprovação da PEC 247 na Câmara dos Deputados, que obriga União e Estados a instituirem defensoria em todas as comarcas no prazo de oito anos, seria outro motivo para o Piauí chamar mais aprovados. "A gente espera que o Piauí se antecipe, já saia na frente", disse Andrea Sobral. 

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais