Cidadeverde.com

Conselho esclarece dúvidas sobre declaração do imposto de renda

Imprimir
O presidente do conselho regional de contabilidade do Piauí, Elias Caddah, tirou dúvidas da população sobre a declaração obrigatória do imposto de renda. Durante entrevista ao Jornal do Piauí, desta sexta-feira (18) o presidente informou algumas das despezas que podem ser deduzidas durante a declaração e esclareceu dúvidas como declaração simplificada.

Fotos: Evelin Santos/ Cidadeverde.com

"Tudo depende da declaração e do montante. Plano de saúde por exemplo, pode ser deduzido de forma integral e até procedimentos estéticos também, desde que eles tenham sido ocasionados por um problema de saúde sofrido", informou o presidente.

O contador tembém acrescentou por exemplo que medicamentos e escola de idiomas, uma dúvida frequente entre os contribuintes, não podem ser deduzidos.

Posso fazer minha própria declaração?

O presidente do conselho esclarece que o sistema é explicativo e pode ser usado por qualquer pessoa, mas que o mais indicado é que um profissonal de contabilidade faça a declaração para garantir a segurança necessária do contribuinte. "Saber exatamente o que pode ser deduzido ou não e atentar aos detalhes pode garantir que o contribuinte não caia na malha fina", ressaltou o presidente.


Declaração simplificada ou não?

O presidente alerta para a dúvida sobre fazer a declaração simplificada ou não. Segundo ele tudo vai depender do montante total a ser declarado. "O sistema é explicativo. Se você não tiver muitas deduções a fazer vale a pena a simplificada, mas se a pessoa já tem previdência privada ou despesas como escola, plano de saúde e outras muitas vezes a simplificada não é tão vantajosa. As vezes o sistema alerta. Ele é bem enxuto e indica a melhor contribuição para o contribuinte.


Decore


O presidente falou ainda sobre a necessidade de Decore para alguns contribuintes. Elias reforça que o profissional autônomo de contabilidade deve estar atento ao rendimento emitido na Decore, já que todos precisam de comprovação. " O profissional precisa auferir aquele valor de Decore e caso não seja comprovao isso pode levar a sanções penais  e até a cassação do registro do conselho", completou o presidente.

Evento

O conselho de contabilidade vai estar de 22 a 25 na praça Rio Branco, Centro de Teresina, orientando a população sobre as dúvidas com o imposto de renda. O projeto envolve alunos, profissionais e professores e pretente esclarecer todas as dúvidas da população. A Receita Federal também participa do evento.

"O importante é estar com informações bem corretas e concretas com a ajuda de um profissional", concluiu o presidente.


Rayldo Pereira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais