Cidadeverde.com

Conselho explica laudo de desabamento e problema com escoras

Imprimir
O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, Sanderland Ribeiro, explicou hoje (22), durante o Jornal do Piauí, o laudo emitido pela construtora Sá Cavalcante sobre o desabamento da obra do shopping Rio Poty. Segundo Sanderland, a construtora manteve contato com o conselho e explicou que os problemas identificados se localizaram nas escoras, que teriam sido retiradas antes do tempo.

 
"As escoras em metal que sustentam a lage de cima provisoriamente até que seja feita a cura do concreto. O tempo tem que estar adequado para ganhar resistência. Quando se usa aditivo para acelerar essa cura, o concreto, às vezes, não atinge essa cura suficiente", explicou.

Ainda segundo a explicação de Sanderland, a nota da construtora informa que haviam cabos para sustentação da obra que não teriam sido tensionados corretamente.

Uma parte da obra, segundo a nota, já foi demolida e os restos estão sendo triturados. Uma outra parte, ainda de acordo com a nota, não será demolida porque não 
houve dano a estrutura.

O Conselho Regional de Engenharia mantém a posição de só se posicionar ao final da investigação e recomendou que a empresa aguardasse o período de 45 dias para a conclusão do laudo para que a obra fosse retomada.

Ainda de acordo com o presidente do CAU, os arquitetos que trabalhavam na obra estavam habilitados para a atividade.

Matérias relacionadas

Leilane Nunes
*Com informações de Joelson Giordani (da TV Cidade Verde)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais