Cidadeverde.com
Contabilidade - José Corsino

Campanha "Declare amor e renda futuro" será lançada pela Prefeitura de Teresina em parceria com entidades contábeis

O Conselho Regional de Contabilidade do Piauí, o Sescon-PI e o Sindicato dos Contabilistas, através do Programa de Voluntariado da Classe Contábil e em parceria com a Prefeitura de Teresina, lançam na próxima terça-feira (1 de abril), a campanha “Declare amor e renda um futuro”.

Entidades Contábeis e PMT: união em prol do futuro de nossas crianças

Entidades Contábeis e PMT: união em prol do futuro de nossas crianças

A campanha visa estimular os contribuintes a doarem até 3% do imposto devido ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Esses recursos serão destinados a projetos e instituições que vão auxiliar na construção do futuro de muitas crianças.

Em Teresina, a Casa de Metara, Ação Social Arquidiocesana/ASA, Cáritas, Juventude Santa Cabrini, Fazenda da Paz e Fundação Barão de Itararé são exemplos de entidades beneficiadas com recursos administrados por esse Fundo.

Segundo o Presidente do CRC-PI, Elias Caddah, a conscientização da sociedade sobre a possibilidade de destinar parte do Imposto de Renda devido a fundos que administram projetos que auxiliam crianças e adolescentes em situação de risco é de extrema importância. “O profissional contábil contribui com o desenvolvimento econômico e ainda atua nesse processo de responsabilidade social”, destaca.

O lançamento acontecerá na próxima terça-feira, 1 de abril, às 8h30, no Metropolitan Hotel. Profissionais da classe contábil, além dos estudantes, estão convidados a participar do evento.

Saiba como proceder para efetuar sua doação:

Segundo a contadora e vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC-PI, Francyslene Magalhães, a legislação permite que parte do IRPF (até 3% do imposto devido) seja destinado para fundos criados com base no Estatuto da Criança e do Adolescente/ECA e que são controlados por Conselhos Municipais.

Em Teresina, esses recursos são encaminhados a instituições que possuem projetos com essas características, como por exemplo, a Casa de Metara, ASA, Cáritas, Juventude Santa Cabrini, dentre outros. Até mesmo quem apresenta IR a restituir pode fazer a doação (a devolução será acrescida do valor doado).

Para doar, ao utilizar o programa da declaração do IRPF/2014, siga os seguintes passos:

1- Ao preencher a declaração completa, clique na guia Resumo da Declaração;
2- Clique em Doações Diretamente na Declaração ECA. Em seguida, selecione o tipo de fundo: nacional, estadual ou municipal. Sendo municipal, aparecem as opções de municípios do Piauí regularmente cadastrados;
3 – Preencha o valor da doação (até 3% do IR devido);
4 – Imprima o DARF gerado (guia imprimir)
5 – Efetue o pagamento até o dia 30 de Abril de 2014.

Fonte: Asssessoria de Imprensa do CRC-PI

Maiores informações no  site da Receita Federal, pergunta nº 419http://www.receita.fazenda.gov.br/publico/perguntao/Irpf2014/PerguntaseRespostasIRPF2014.pdf

    Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
    Siga nas redes sociais
    Tags: