Cidadeverde.com

Criadores de ovinos e caprinos participam de palestra no sul do PI

Imprimir


Sanidade de Caprinos e Ovinos será tema de palestra que acontece domingo (07) na Câmara Municipal de Guaribas, cidade da região sul do Piauí, localizada a 653 quilômetros de Teresina.


A palestra, que será ministrada pelo médico veterinário Edilton Azevedo, é uma ação do Projeto Aprisco Serra da Capivara, executado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí.

Devem participar do evento cerca de quarenta criadores ligados à Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos e Pequenos Produtores Rurais do Município de Guaribas.

“Ações como essa fazem com que muitos criadores melhorem a qualidade dos seus rebanhos e ampliem a oferta de animais para o mercado, favorecendo o crescimento da ovinocaprinocultura na região sul do Piauí”, comenta a gestora do Projeto Aprisco Serra da Capivara, Davina Carvalho.

Na ocasião, acontecerá ainda a I Feira de Ovinos e Caprinos de Guaribas, uma iniciativa do Banco do Nordeste em parceria com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural, Emater; e Prefeitura Municipal de Guaribas.

O produtor Ronaldo Deodato, da Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos de São Raimundo Nonato, Ascoo, vai expor e comercializar animais durante a feira. Serão cerca de cem ovinos e caprinos, geneticamente melhorados.

“A intenção é fazer com que os criadores de Guaribas tenham acesso a animais de boa genética e com isso possam melhorar ainda mais os seus rebanhos e aumentar a comercialização, gerando mais emprego e renda naquela região”, acrescenta Davina.

O Projeto Aprisco Serra da Capivara é executado em Guaribas desde o ano passado, beneficiando vinte e cinco criadores daquele município. Entre as ações realizadas na região destacam-se cursos, palestras e consultorias com temas como cooperativismo e sanidade.

Guaribas

Segundo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, de 2009, Guaribas possui uma extensão territorial de 4.280 km² e uma população estimada em 4.491 habitantes.

Ainda de acordo com dados do IBGE de 2008, o rebanho de ovinos e caprinos de Guaribas totaliza 1.772 animais, sendo a base econômica do município totalmente rural.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais