Cidadeverde.com

Crianças nas drogas: MP chama Wilson e Elmano para audiência

Imprimir

As promotoras de Justiça Francisca Lourenço, Vera Lúcia Santos [foto abaixo] e Leida Diniz, todas com atuação na defesa da infância e da juventude em Teresina, estão propondo a implementação de atendimento a crianças e adolescentes com problemas mentais ou dependência química.


Será marcada reunião com o governador do Estado, Wilson Martins, o prefeito de Teresina, Elmano Férrer, os secretários estaduais e municipais de saúde e de assistência social, o Conselho Estadual de Política contra as Drogas, a Câmara Técnica de Enfretamento ao Crack e outras drogas, o Juizado da Infância e da Juventude e o Ministério Público para debater sobre o financiamento das estratégias e o acompanhamento da execução.


Na semana passada houve uma reunião com representantes das secretarias de assistência social do Estado e do Município, da Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI), da Fundação Municipal de Saúde (FMS), do Poder Judiciário e dos conselhos estaduais de políticas contra as drogas e dos direitos da criança e do adolescente para tratar da implementação de políticas públicas para atendimento a crianças e adolescentes com problemas mentais ou de drogadição.


Durante a audiência foram apresentadas propostas de criação de unidades móveis de tratamento, capacitação dos profissionais de saúde e formação de comissão para realização de estudos sobre o funcionamento das comunidades terapêuticas, com o objetivo de construir uma rede integrada de atendimento. Em Teresina, existe um Centro de Atenção Psicossocial voltado para o público infanto-juvenil (CAPSi) e um CAPSad (acolhimento de pessoas com transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas e de seus familiares).


A discussão também passou pelo repasse de recursos necessários à elaboração e execução de políticas eficientes. As instituições, entidades e órgãos representados na audiência constituirão uma Rede Intersetorial de Atendimento à Criança e Adolescente com problemas de Drogadição e Trantornos Mentais, para fazer um mapeamento e definir ações.


Fonte: MPE

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais