Cidadeverde.com

CRM flagra erros em hospitais do Piauí e pede interdição

Imprimir
O Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) fiscalizou neste mês de junho alguns hospitais e unidades de saúde do interior do Estado e constatou falhas estruturais que resultaram em notificações e pedidos de interdição. 


No Sul do Piauí foi visitada a estrutura dos hospitais de Canto do Buriti, Eliseu Martins, Colônia do Gurguéia, Alvorada do Gurguéia, Cristino Castro, Pajeú e Rio Grande do Piauí. 

Segundo o presidente do CRM, Emmanuel Fontes, as falhas mais graves foram constatadas em Canto do Buriti, onde foi emitida notificação de interdição ética, que consiste no fechamento total ou parcial das atividades médicas.

O presidente do CRM explicou que o local não conta com suporte para atendimentos de urgência e emergência, embora tenha centro cirúrgico, sala de parto e qualificação de hospital. “A notificação do CRM tem prazo de trinta dias para que a direção do hospital e os gestores tomem as devidas providências”, completou o médico. 


No mês de novembro de 2013, a fiscalização já havia identificado algumas irregularidades no local e, embora tenha havido uma série de recomendações, o sindicato garante que nada foi feito.

O conselheiro federal do Piauí, Wilton Mendes, afirmou que o hospital do município não tem material suficiente para atender à demanda de urgência. "O CRM já comunicou o caso ao Ministério Público Estadual, à representação do Ministério da Saúde no Piauí e ao juiz da Comarca de Canto do Buriti, no sentido de que, em conjunto, as soluções apareçam e evitemos uma interdição. São medidas importantes, uma vez que em caso de paciente com parada respiratória, asfixia simples de uma criança, por exemplo, entre outros casos, há risco de óbitos”, esclareceu.

Em Eliseu Martins, o CRM notificou a direção do hospital para que seja trocado o nome do local para unidade mista de saúde, já que o mesmo não tem porte de hospital e o registro no MS é de UMS. O prazo também é de 30 dias. A mesma notificação ocorreu no município de Cristino Castro. 

Em Alvorada do Gurguéia, o CRM não encontrou irregularidades. Em Colônia do Gurguéia, não há médico brasileiro responsável pelo hospital, com isso a fiscalização notificou a direção para que seja nomeado um diretor técnico com registro no CRM. 

Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais