Cidadeverde.com

Cuidados com a visão ajudam a prevenir outras doenças em idosos

Imprimir
Alguns problemas de visão estão entre as maiores causas das quedas e consequentes fraturas na terceira idade. Entre os mais recorrentes, está a catarata, principal causa de cegueira no mundo. Um estudo publicado nos Estados Unidos trabalhou com cerca de 400 mil pessoas que passaram pela cirurgia de catarata, o que demonstrou uma redução de 16% no número de fraturas de quadril relacionadas a quedas.

Por conta disso, a cirurgia de catarata, única maneira de combater a doença, pode ser fator determinante para a prevenção de outros problemas na saúde dos idosos. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os idosos são uma parcela da população brasileira em constante crescimento, já que a expectativa de vida do brasileiro atingiu 73,4 anos, ou seja, 25,4 anos a mais que os números de 1960.

Fotos: Divulgação

A catarata é uma doença ocular que tem a idade entre os principais fatores de risco. Com o passar dos anos, há um envelhecimento da lente natural do olho (cristalino) que vai se tornando mais denso e opaco de acordo com a evolução da doença, dificultando a passagem de luz para a retina e impedindo a formação de imagens no cérebro.

Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 350 mil brasileiros estão cegos em decorrência da catarata, mesmo com as avançadas técnicas de tratamento disponíveis. De acordo com o oftalmologista Eduardo Cruz, atualmente, a catarata é uma doença fácil de curar já que, com os avanços tecnológicos, as cirurgias eliminam o problema de maneira rápida, eficaz e segura.


A mobilidade do ser humano apresenta um ciclo ligado a cada fase da vida e durante a velhice, além do desgaste natural dos ossos e perda dos reflexos, os problemas de visão provocados pela idade, quando não recebem o devido tratamento, acabam influenciando diretamente os riscos de quedas e fraturas nos idosos.

“Além de evitar dor e sofrimento para o idoso e sua família, fazer uso dos tratamentos adequados para cada problema de visão, em especial a catarata, também é fundamental para elevar a autoestima e proporcionar melhor qualidade de vida para a pessoa”, afirma Eduardo Cruz.

Saiba como prevenir a catarata:

- proteger os olhos com óculos adequados quando da exposição prolongada ao sol;
- evitar o estresse;
- manter uma alimentação rica em alimentos naturais, ricos em vitaminas e minerais;
- não fazer uso de álcool e tabaco.


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais