Cidadeverde.com

Debate sobre tema da redação marca 1º dia do Vestibular 2012 da Uespi

Imprimir
O Vestibular 2012 da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) fez cerca de 35 mil candidatos levantarem cedo neste domingo (11). Hoje, ocorre o primeiro dia de certame e serão aplicadas provas de Português, Literatura, língua estrangeira e a temida redação.  

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

Na chegada dos alunos, este era o assunto que reinava. Todos tinham um palpite, uma aposta, sobre o tema que irá cair no teste de expressão do vestibular. 


Flawberth Tavares, 21 anos, aluno do Colégio Certo, vai disputar uma vaga para o curso de Medicina. “Estou preparado. Estudei muito até 1h da manhã de hoje. Mas, como sempre, o tema da redação é imprevisível. Acredito que seja objetivo já que ano passado foi subjetivo”, disse.


Os portões foram fechados às 8h30, horário em que foi dado início a distribuição das provas. O clima era de tranquilidade. Os candidatos seguiram a risca as dicas dos professores e chegaram cedo. Pouca correria foi registrada. 


“Temos mais de 200 fiscais só na Uespi. Por enquanto, não tivemos problemas. Os fiscais estavam orientando os candidatos sobre os pertences. Com portos fechados, os detectores de metais e de dados começam a passar pelos corredores”, informou Francisco Canindé, do Nucepe. 

Francisco Canidé, do Nucepe.

Thays Rezende Lima, 17 anos, também quer ser medica e tem também defende um palpite para o tema da redação. “O Colégio me preparou bem e por isso estou tranqüila. Tive uma boa noite de sono. Trouxe água e um chocolate para a prova. Acredita que o tema da redação seja um assunto do cotidiano”, defende.


O campus Torquato Neto da Uespi, no bairro Pirajá, é o maior centro de aplicação de prova do Piauí. Por isso, as vias de acesso ao local de aplicação de prova estavam congestionadas. Nada que assustasse os candidatos e tirasse o foco do Vestibular.


“O texto foi trabalhado, desde a expectativa dos temas à análise de estrutura da redação. O tema do ano passado, que era sobre como fazer escolha, foi muito subjetivo. Acredito que esse ano a Uespi surpreenda novamente. Um dos temas muito presentes é a divisão do Estado do Piauí, mas também pode cair sobre os 15 da lei Maria da Penha. Como sempre a Uespi é imprevisível”, analisa a professora de redação do Certo, Juliana Abreu.


O Colégio Certo enviou equipes de professores para pontos estratégicos de aplicação do Vestibular 2012 com a intenção de trabalhar a motivação nos alunos. “Estamos com professores no maior número de locais possíveis para dar segurança, levantar o astral e desejar boa tarde”, explica o professor de Português, Antônio Fernando. 

Flash de Rayldo Pereira
Redação de Lívio Galeno
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais