Cidadeverde.com

Decisão do CNJ quer expediente à tarde no TJ do Piauí

Imprimir
O Conselho Nacional de Justiça - CNJ - aprovou a uniformidade dos horários de atendimento ao público nos tribunais estaduais, que agora terão de funcionar de segunda à sexta-feira, de 9h às 18h no mínimo. A mudança provoca reflexos no Piauí, onde o expediente termina por volta de 14h, apesar de começar às 7h. A resolução prevê que os limites de jornada de trabalho dos servidores deverão ser respeitados. 

Foto: TJ/PI
Sede do TJ/PI: fim do expediente terá de passar de 14h para 18h

A mudança foi solicitada ao CNJ pela seccional no Mato Grosso do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/MS. A entidade reclamou que os diferentes expedientes de tribunais prejudicam os serviços jurídicos. 

Além do Piauí, outros estados como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul apresentam horários diferenciados - os dois últimos só funcionam à tarde e noite. No TJ/PI, a jornada continua após as 14h para os serviços cartorários de 2º grau e as distribuições, que vão até 18h, com direito a plantões. 

A resolução assinada pelo presidente do CNJ, ministro Cézar Peluzo, data de 29 de março, e entra em vigor a partir de sua publicação.

A Federação Nacional dos Servidores do Judiciário nos Estados - FENAJUD - marcou para 13 de abril uma paralisação contra a medida. A categoria se preocupa com o cumprimento da jornada de trabalho, pois as nove horas de expediente determinadas só seriam possíveis com a contratação de mais funcionários.

Veja a resolução

RESOLUÇÃO Nº __, DE 29 DE MARÇO DE 2011

Acrescenta o § 3º à redação do artigo 1º da Resolução nº 88, de 08 de setembro de 2009

O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, no uso de suas atribuições constitucionais e regimentais, e

CONSIDERANDO que a fixação de parâmetros uniformes para o funcionamento dos órgãos do Poder Judiciário pela Resolução nº 88, de 08 de setembro de 2009, apenas quanto à jornada de trabalho de seus servidores, fez com que houvesse uma multiplicidade de horário de expediente dos órgãos jurisdicionais;

CONSIDERANDO que há vários horários de expediente adotados pelos tribunais, inclusive em relação a alguns dias da semana, o que traz prejuízos ao jurisdicionado;

CONSIDERANDO que o caráter nacional do Poder Judiciário exige a fixação de horário de funcionamento uniforme pelo menos em relação a um determinado período do dia;

RESOLVE:

Art. 1º. Fica acrescentado ao artigo 1º da Resolução nº 88, de 08 de setembro de 2009, o § 3º com a seguinte redação:

§ 3º Respeitado o limite da jornada de trabalho adotada para os servidores, o expediente dos órgãos jurisdicionais para atendimento ao público deve ser de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 18:00 horas, no mínimo.

Art. 2º. Esta Resolução entra em vigor na data da sua publicação.

Min. Cezar Peluso, Presidente.
Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: CNJTJPiauí