10/09/12, 17:13

Deputado Júlio César pede que TRE afaste juiz no interior do Piauí

Advogados do parlamentar entraram com representação para afastar juiz de Guadalupe, que nega favorecer candidato.

Os advogados do deputado federal Júlio César Lima (PSD) ingressaram nesta segunda-feira (10) no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí - TRE-PI - com uma representação contra o juiz da 46ª zona eleitoral, de Guadalupe, 345 quilômetros ao Sul de Teresina. Ele pede a suspensão de Marcos Antonio Souza e Silva de suas funções e a nomeação de um substituto. 

Deputado Júlio César (PSD-PI)

A alegação é de que o magistrado seria simpático de Wallem Mousinho (PDT), o que prejudicaria a candidata da oposição, Neidinha Lima (PSD), cunhada do parlamentar. Ouvido pelo Cidadeverde.com, o juiz nega qualquer favorecimento e atribui a queixa ao acirramento da campanha eleitoral. 

Além da suposta "antipatia" por Neidinha Lima, os advogados do deputado alegam ter provas documentais para pedir o afastamento do juiz. Entre as queixas está a nomeação de uma prima da esposa do magistrado em cargo comissionado na Prefeitura de Guadalupe e depois cedida para trabalhar no fórum do município. 

Por telefone, o juiz demonstrou surpresa ao saber da representação. "Acho que nesse período eleitoral é comum esse tipo de comportamento. Uma decisão judicial tem sempre um acolhimento que traduz satisfação e insatisfação", declarou Marcos Antonio Souza e Silva ao Cidadeverde.com. "Pelas próprias decisões que são tomadas e confirmadas pelos tribunais superiores, estou absolutamente tranquilo", acrescentou, lembrando ter 20 anos de magistratura sem manchas em seu currículo. 

O juiz também comentou a contratação da servidora. Ele confirmou que Riviane Maria Alves trabalhou no fórum em 2011 por um curto período, cedida pela prefeitura em razão de um convênio entre o Tribunal de Justiça e municípios, que cederam servidores para reforçarem o atendimento das comarcas. Segundo Marcos Antonio, a transferência ocorreu "sem interferência direta do magistrado" e a funcionária deixou de prestar serviços no fórum ainda no ano passado. Além disso, ele acredita que o "parentesco" distante é insuficiente para uma alegação de nepotismo. 

Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com

Mais sobre: Guadalupe
| © CidadeVerde.com 2014 | Todos do Direitos Reservados - Site by Masvio |