Cidadeverde.com

Deputado quer alterar lei e obrigar ensino de literatura piauiense

Imprimir
O deputado estadual Evaldo Gomes (PTC) apresentou projeto na Assembleia Legislativa para fazer valer o ensino de literatura piauiense nas redes pública e privada de ensino. Segundo ele, uma mudança na constituição estadual fez com que o ensino da disciplina, já obrigatório, fosse ignorado pelas escolas. 

Thiago Amaral/Cidadeverde.com
Evaldo Gomes é o autor da proposta

Na justificativa, o deputado afirma que a lei já existente virou "letra morta" em 2005, quando o termo "literatura piauiense" foi substituído por "literatura brasileira de expressão piauiense". "Ora, se existe uma literatura cearense, pernambucana, maranhense, catarinense, paranaense, por que então não poderá existir uma "literatura piauiense"?", questionou Evaldo Gomes.

Pelo novo projeto, será criado o Comitê Gestor do Programa do Livro na Escola, com representantes da Assembleia Legislativa, Academia Piauiense de Letras, Sindicato das Escolas Particulares, Sistema Estadual de Ensino e União Brasileira de Escritores. Entre suas missões, o grupo terá de auxiliar na implantação curricular da disciplina. 


O projeto define até o conteúdo das disciplinas do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental e do primeiro ao ano do Ensino Médio. Os livros serão adotados pela Biblioteca Básica do Autor Piauiense, também a ser criada, e a seleção será feita em solenidade pública. 

A proposta ainda será analisada pelas comissões da Assembleia Legislativa.

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais