Cidadeverde.com

Desarme: Polícia faz operação para reduzir em 40% número de mortes

Imprimir
Ampliada às 9h15

Uma operação conjunta da Polícia Militar com a Civil apreendeu cinco armas de fogo e deteve cinco pessoas na manhã desta quarta-feira (16). A Operação Desarme tem o objetivo de reduzir em 40% o número de homicídios nos meses de abril e maio.

Fotos: Reprodução da TV Cidade Verde

Os delegados Daniell Pires e Matheus Zanatta estão à frente da ação, que acontece nos bairros Parque Universitário, Parque Mão Santa e Planalto Ininga, na zona Leste de Teresina. São ao todo oito focos que estão sendo desarticulados por equipes de policiais. A principal acusação é de porte ilegal de armas de fogo.


Entre as cinco armas recuperadas havia doisrevólveres calibre 38 e dois rifles. “Esses rifles foram furtados da casa de um militar na segunda-feira e estavam em poder de um individuo identificado como Juvenal”, descreve capitão Fábio Abreu da Rone.


Segundo ele, de todos os detidos, dois deles tinham passagem por homicídio: James Rodrigues de Oliveira e outro identificado como Hugo. James suspeito de matar uma pessoa na Vila Samaritana, na madrugada do último domingo. Segundo a polícia, ele foi solto da Casa de Custódia há 15 dias. 

O delegado Matheus Zanatta da Delegacia de Homicídios, relatou que uma das abordagens foi feito em uma das residências na zona Leste, de um individuo identificado como Hugo. O proprietário da Casa e o outro homem que estava no local, chamado James, foram detidos. 

“Quando entramos na casa o James estava dormindo com um revólver 38 do lado. Ele não reagiu e conseguimos capturá-lo. Essa é a continuação da operação que iniciamos em fevereiro e que teve como resultado a redução do número de homicídios”, declarou.


O outro homem foi identificado como Erinaldo Ribeiro da Silva. Ele foi preso no Parque Universitário e portava armas de fogo. O quinto preso é conhecido como Neguinho. Alguns deles estavam com drogas também, como cocaína e crack. 

"As pessoas que estão sendo presas são acusadas de envolvimento com homicídios e também estariam fornecendo armas para o cometimento de crimes", explicou o comandante de Policiamento da capital, coronel Alberto Meneses. 

Os detidos estão sendo levados para a Academia de Polícia e serão encaminhados à Central de Flagrantes. 

Atualizada às 9h55

Em entrevista à imprensa, o homem identificado como Juvenal Gomes de Brito, 55 anos, confirmou que comprou dois rifles nesta terça-feira (16), mas garantiu que não sabia sobre e precedência. A polícia afirma que as armas de cano longo foram roubadas da casa de um policial militar na última segunda-feira (15).

Ao deterem Juvenal, os policiais foram com ele até um sítio de sua propriedade, localizado na zona rural do município de José de Freitas. Lá, a polícia diz ter encontrado com o caseiro três espingardas do tipo bate-bucha. 

"O rapaz chegou oferecendo os rifles para mim ontem e eu comprei por R$ 1 mil. Não sabia de quem era e só comprei porque queria deixar no meu sítio, já que há mais de dois anos eu não ando lá", disse o homem detido. Ele explicou à polícia que é aposentado e que não tinha conhecimento que seu caseiro guardava as outras três armas.

Delegado Matheus Zanatta

Até agora foram encontradas essas cinco armas de cano longo e dois revólveres calibre 38, além de várias munições de diversos calibres, entre eles 38, 22 e 32.

A polícia informou que também foram encontrados dólares na ação. "Desde as 4 horas da manhã estamos nessa operação, que atuou na zona Leste e na zona Rural. Foram encontradas duas armas de cano curto, cinco de cano longo, dinheiro, dólares e até munição restrita, calibre 9 mm. Esse é um trabalho conjunto e tem como objetivo diminuir a criminalidade", declarou o coronel Jaime Oliveira.

O delegado Matheus Zanatta confirmou a apreensão de sete armas e que o número de pessoas detidas para averiguação e encaminhadas para a Central de Flagrantes está entre seis e sete. 



NOTA POLÍCIA CIVIL

A Polícia Civil do estado do Piauí, através da Delegacia de Homicídios e do Núcleo de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública em conjunto com a Polícia Militar através do Bope, do Rone e da Força Tática deu cumprimento na manhã de hoje, 16.04.2014, a 08 (oito) Mandados de Busca e Apreensão visando combater os crimes de porte e comércio ilegal de armas, tráfico de entorpecentes e a repressão e prevenção de homicídios. 

As buscas visaram o combate à criminalidade na Zona Leste de Teresina, notadamente nos bairros Parque Universitário, Parque Mão Santa e Planalto Ininga. Os mandados foram expedidos pelo Dr. Luiz de Moura Correa, Juiz de Direito da Central de Inquéritos de Teresina, após Representação em razão de investigações conduzidas pela Delegacia de Homicídios e pelo Núcleo de Inteligência com informações da Polícia Militar.
 
Por fim, informamos que será concedida entrevista coletiva hoje, 16.04.2014, às 11hrs a ser realizada na sede da Delegacia Geral de Polícia Civil. 
 
Delegados Daniell Pires e Matheus Zanatta 


Jordana Cury e Carlos Lustosa 
Redação Caroline Oliveira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais