Cidadeverde.com

Detentos de seis cidades já fizeram testagem para HIV

Imprimir
Detentos do sistema penitenciário do Estado receberam nos meses de julho, agosto e setembro um mutirão de atendimento voltado para a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST). A ação fez parte de uma parceria entre a Coordenação de DST, da Secretaria de Estado da Saúde e da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). Os atendimentos foram realizados nas cidades de Campo Maior, Esperantina, Picos, Oeiras, Floriano e Parnaíba.


Os atendimentos foram realizados dentro das ações da Estratégia Saúde da Família (ESF). Na oportunidade, o público carcerário recebeu testagem rápida para HIV, Hepatite B, Hepatite C e Sífilis.

As atividades da Sesapi são realizadas através do Projeto Rede Cegonha que prevê  ofertas de teste rápido no pré natal para as gestantes e seus parceiros, entre outros casos específicos.

A coordenadora de DST da Sesapi, Karina Amorim, destaca que as ações levadas aos detentos servem para melhorar a qualidade de vida do público carcerário. “Além dos serviços oferecidos a este público, levamos profissionais capacitados para tratar dos problemas e das doenças sexualmente transmissíveis dentro e fora dos presídios”, frisa a coordenadora.

Além dos testes nos presídios, a coordenação de DST da Sesapi realiza aconselhamento em DST, distribuição de preservativos e encaminhamento para tratamento dos casos diagnosticados.

A última ação desenvolvida pelos técnicos da Sesapi foi na cidade de Picos, onde 400 internos foram atendidos.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais