Cidadeverde.com

Detran instala câmeras em salas e quer ranking de auto escolas

Imprimir
Fotos: Yala Sena/Cidadeverde.com
 
Durante reunião na tarde desta sexta-feira (28), na Escola de Trânsito, o diretor-geral do Detran, Jesus Rodrigues, anunciou o uso de filmadoras nas auto escolas do Piauí para fiscalizar a presença dos alunos. Além disso, ele defendeu o retorno do ranking de auto escolas, para apresentar à sociedade quais delas contam com o maior índice de aprovação no Estado.
 
"Vamos colocar câmeras em todas as salas de aula, inclusive nos centros de formação do Detran, em Teresina e no interior do Estado. E daqui do Detran vamos poder estar entrando na sala de aula de qualquer auto escola, através do sistema online ou de gravações", disse Jesus, ressaltando o problema das tentativas de fraudes. "Para cada aula que o aluno assiste ele tem que acusar sua presença através da sua digital. Infelizmente, em alguns casos percebemos no ato da fiscalização o sistema acusa a presença de 25 alunos e quando chega lá só tem 20".
 
 
A reunião contou com a presença de proprietários dos centro de formação de condutores, despachantes, fabricantes de placa, e diretores do Detran. A intenção, segundo Jesus, era proporcionar uma melhor relação entre as pessoas que convivem com o Departamento. Apesar do encontro ser amistoso, o diretor-geral ainda teve que ouvir reclamações dos donos de auto escolas quanto a falta de instrutores no Piauí.
 
Jesus ainda disse que não entende o motivo do ranking não ser mais publicado. Ele quer que todas essas ações sejam implementadas para evitar fraudes e maus condutores no mercado, além de aumentar a qualidade limitando o número de alunos por instrutor. Ele lembrou que em 2009, a carga horária para quem quiser tirar uma habilitação será ampliada.
 
 
Novo sistema
Sobre as reclamações de queda de sistema do Detran, Jesus Rodrigues anunciou que em 2009 será instalado um novo equipamento e um novo sistema, alterando a plataforma para que esse tipo de problema seja sanado. O Detran deverá ter um sistema independente, migrando da Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (antiga Prodepi) para a sede do próprio Departamento.
 
Yala Sena (flash do Detran)
Fábio Lima (da Redação)
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: