Cidadeverde.com

Caminhada vai cobrar assinatura da "Lei Enzo"

Imprimir

No final do mês de maio a Câmara Municipal de Teresina aprovou por unanimidade um projeto de lei do vereador José Ferreira (PSDB) que promete ajudar os pacientes que sofrem com a diabetes, uma doença silenciosa e perigosa, que mata seis pessoas e causa duas amputações a cada minuto no mundo. O projeto precisa ainda da sanção do prefeito Elmano Férrer e para sensibilizálo-lo, os diabéticos, familiares, amigos e apoiadores da causa realizam no próximo sábado (11), na avenida Raul Lopes, uma grande caminhada.

A concentração da caminhada será no edifício Euro Business, às 16h, onde será feita a entrega das camisetas. O início do percurso será ás 17h, e os participantes seguirão até a ponte Mestre João Isidorio França, Ponte Estaiada. A caminhada conta com o apoio de diversos empresários e simpatizantes da causa e a coordenação da campanha já dispõe de 500 camisetas para serem entregues aos participantes.

Foto: Caroline Oliveira/Cidadeverde.com

Jeane Melo e Enzo

Para a publicitária Jeane Melo, coordenadora da caminhada e mãe do Enzo - de seis anos de idade, diabético desde os nove meses de vida e símbolo da campanha - a caminhada #assinaelmano é mais que uma passeata de sensibilização para que o Prefeito de Teresina sancione o projeto de lei N° 46/11, que visa melhorar a qualidade do controle da doença para os diabéticos.

“A caminhada será um momento especial para educar, unir, celebrar e, especialmente, agradecer a todos que se sensibilizam com os problemas enfrentados pelos diabéticos em Teresina. Faremos uma caminhada tranquila, feliz, da paz, com muitas crianças, portadores da doença e amigos virtuais e do dia a dia. Para mim, vai ser um momento de muita emoção. Já vivo e luto por um tratamento mais humanizado há cinco anos, já que tenho um filho diabético. Portanto, a hashtag que é sucesso no Brasil, ganhará as ruas no próximo sábado para mais uma vez repercutir com força e esperança a nossa luta”, destaca Jeane Melo.

A caminhada será também uma forma de ressoar com mais intensidade um grande movimento de sensibilização que vem ocorrendo na rede social Twitter, encabeçado também por Jeane, que iniciou uma mobilização nas redes sociais e chamou a atenção para o problema enfrentado pelos diabéticos no Estado. A campanha #assinaelmano virou um dos 10 assuntos mais comentados no Twitter no Brasil, chegando ao primeiro lugar no ranking criado pelo microblog.

“Meu filho precisa tomar três a seis doses de insulina por dia, além de fazer o controle da glicose no glicosímetro, o que representa cerca de 11 furadas ao dia. Portanto, estamos lutando para ter um tratamento mais humano e estamos utilizando as redes sociais e a internet para informar a sociedade sobre a doença, o tratamento e apelando também para a sensibilidade do prefeito, já que um parecer favorável do chefe do executivo municipal ao projeto irá beneficiar mais de 10 mil pessoas na capital”, explica a publicitária.

Além do Twitter, os diabéticos ganharam também um importante canal de interação e informação. Trata-se do blog Piauí Diabético, disponível no endereço eletrônico piauidiabetico.blogspot.com.

A LEI

De acordo com o texto do projeto do vereador José Ferreira, a rede municipal de saúde deve fornecer, de forma gratuita, canetas de insulina reutilizáveis e materiais necessários à sua aplicação, bem como, distribuir fitas glicêmicas, agulhas descartáveis, refis de insulina, lancetadores e lancetas, medicamentos necessários para o tratamento eficaz da diabetes.

“Os diabéticos precisam ter acesso a uma medicação mais moderna e de forma regular. A Fundação Municipal de Saúde já fornece alguns medicamentos aos pacientes, mas não são suficientes como seringas, que tornam o tratamento doloroso e traumático. No entanto, o maior problema é a falta de regularidade na entrega dessa medicação. No meu caso, por exemplo, já tive que esperar cerca de sete meses pelos medicamentos. Portanto, a assinatura da lei pelo prefeito seria importante para regularizar essa situação e melhorar o tratamento da doença”, relata Raimundo Júnior, professor e diabético.

O professor acrescenta ainda que, outro fator preponderante para o controle da doença é medir regularmente a glicemia através de fitas e/ou aparelhos de uso doméstico (glicosímetros). “Medir frequentemente a glicemia é uma das melhores maneiras de determinar se o tratamento para a diabetes está sendo efetivo, isto é, se a glicemia está sendo mantida o mais próximo do normal possível. A FMS  disponibiliza os glicosímetro e as fitas reagentes, mas temos que esperar por vários meses para receber esse material, o que dificulta o tratamento. Daí a importância da lei, que oferecerá o kit necessário para o tratamento e controle da doença”, afirma  Júnior.


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais