Cidadeverde.com

Dilma lançará lei em que ONGs terão verba para tratar viciado

Imprimir
A presidente Dilma Rousseff montou um grupo de trabalho para preparar uma nova lei que permita a Fazenda da Paz e comunidades terapêuticas (as ONGs)  a receberem recursos do governo federal para o tratamento de dependentes químicos (álcool e drogas). 

Fotos: Roberto Stuckert Filho/PR


Na tarde desta quarta-feira (22), Dilma Rousseff se reuniu com representantes das comunidades terapêuticas do País. Do Piauí estava o coordenador da Fazenda da Paz, Célio Luis Barbosa.


Por telefone, ele disse que o grupo de trabalho será comandado pela da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.


“Ficamos otimistas com a reunião, pois a presidente Dilma Rousseff colocou que nenhum plano de combate as drogas será lançado sem a participação das comunidades terapêuticas”, afirmou Célio Luis.

Atualmente, as comunidades terapêuticas que são responsáveis por 80% dos atendimentos no País, não podem receber recursos federais. Elas não são reconhecidas pela União. Com a nova lei, o governo reconhece a legitimidade das comunidades e ainda dará financiamento. Hoje, o custo médio de um paciente é de R$ 800,00.



De acordo com pastor Wellington Vieira, que preside a Federação de Comunidades Terapêuticas Evangélicas do Brasil (Feteb), existem no país cerca de 3 mil comunidades que cuidam de aproximadamente 60 mil dependentes químicos.


“Estas entidades atendem atualmente cerca de 80% das pessoas que estão em tratamento”, disse o pastor Vieira.


A titular da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), Paulina Duarte, informou que a reunião atende pedido da presidenta Dilma com o objetivo de conhecer o trabalho desenvolvido pelas comunidades. A partir deste momento será estabelecido programa que vai incluir as entidades na rede pública para tratamento de dependentes químicos. Assim estas comunidades passam a receber recursos públicos para prestar o serviço.


Flash Yala Sena
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais