Cidadeverde.com

Discussões sobre atenção ao servidor público pontuam debate

Imprimir
No terceiro Bloco do debate da TV Cidade Verde os candidatos esquentaram ainda mais o clima de rivalidade que já podia ser sentido desde o início. Neste bloco os candidatos fazem perguntas para os outros com tema livre.

Fotos: Evelin Santos e Raoni Barbosa/ Cidadeverde.com

Amadeu Campos sorteia apenas o candidato que pergunta e ele mesmo escolhe o tema e a quem quer dirigir a pergunta. O primeiro candidato sorteado foi o prefeito candidato à reeleição Elmano Férrer que escolheu o candidato Firmino Filho para dirigir sua pergunta que acabou sendo o foco principal de discussão deste bloco: Atenção aos servidores municipais.

Elmano questionou Firmino sobre como seria a política desenvolvida por ele para os servidores. O candidato Firmino reforçou que uma amizade foi consolidada entre os servidores e a prefeitura em sua gestão mas apontou  falhas sentidas por ele na atual gestão. “Há uma quebradeira na prefeitura. Nunca passamos por uma turbulência como essa”, completou o candidato.


Assistência Social

Beto Rego, segundo a perguntar, começou seu questionamento sobre assistência social provocando o candidato Elmano Férrer, o intitulando de “Candidato dos senadores e dos ricos”, e ainda interrompeu a pergunta afirmando: “Não fuja não”.


Em sua resposta, Elmano Férrer afirmou ter um programa muito forte em parceria com o governo Federal, onde pretende ampliar de sete para 17 o número de CRAS em Teresina. Beto, em sua réplica focou no reforço ao papel do CRAS e a criação de novos centros.

Terceirização de servidores

O candidato Maklandel Aquino perguntou para Wellington Dias sobre a terceirização de servidores no setor público, apontando que seu projeto de governo é que 100 % dos servidores sejam concursados.


Wellington afirmou que parte do serviço público é fico, mas reforçou a importância de que haja o servidor transitório cumprindo o que a lei recomenda que é um limite de 10% do quadro. O candidato aproveitou para resgatar o comentário de Firmino Filho à Elmano de que “há três ou quatro servidores ocupando o mesmo cargo na prefeitura”.

Vasconcelo não foge a discussão sobre a atenção aos servidores e pergunta sobre a remoção do auxílio transporte aos professores, ao candidato do PSD Beto Rego, que de forma direta afirmou que focará na valorização do profissional.


O candidato Wellington Dias questiona Daniel Solon sobre a educação. O candidato aproveitou a resposta para criticar a posição de Wellington Dias em relação ao código ambiental e apontou a financiadora da campanha de Wellington como interessada nas mudanças que foram aprovadas no código. Em resposta a pergunta Daniel afirmou que “o caos está estabelecido”, mas que vai garantir o investimento necessário com um avanço de pelo menos 25%.


Ao questionar o candidato Maklandel, Daniel Solon afirmou que dois candidatos representam os mesmos grupos e que eles foram responsáveis pelo fatiamento e loteamento dos contratos em Teresina. Maklandel completa  que os quatro candidatos financiados por grupos empresariais já estiveram juntos em coligações no poder e aproveitou para prometer um foco maior no atendimento as necessidades de Teresina.


No fim do bloco Firmino Filho perguntou para o candidato Vasconcelo qual seria sua política para o esporte. Vasconcelo aproveitou para apontar que há “despreparo” nos gestores do esporte e que Teresina precisa de representantes melhores para recuperar o esporte e transformar Teresina no “maior celeiro de atletas”.

O candidato concluiu acusando o PSDB  de “entregar o povo às empresas privadas”, enquanto Firmino focou no diálogo com as federações esportivas e na criação de um calendário esportivo. “Este calendário não está sendo respeitado”, concluiu Firmino.


Leia também:

Rayldo Pereira

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais