Cidadeverde.com
Diversidade

Matizes promove ação para discutir sobre 'Política de Saúde e Equidade'

O grupo Matizes promove nesta segunda-feira(02/12) oficina com o tema “Política de Saúde e Equidade”, às 14h, no Auditório de CREAS Pop. Manoel Guedes, acadêmico de medicina, será o  facilitador da atividade. A atividade integra ações do Projeto “Tecendo Direitos, Costurando Cidadania”, executado pelo Matizes e apoio do Ministério da Saúde.

 

O objetivo da oficina é refletir sobre o direito  da  população LGBT  exercer sua cidadania no acesso universal e igualitário  às políticas de promoção, proteção e recuperação da saúde no âmbito  SUS (Sistema Único de Saúde).  O Plano Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, instituído pelo Ministério da Saúde, é um  dos instrumentos que aponta objetivos, diretrizes e responsabilidades do poder público para efetivar a promoção do bem-estar biopsicossocial de LGBTS.

 

Entre os objetivos do Plano Nacional  de Saúde da população LGBT está o ‘acesso universal à demanda pelo processo transexualidador na rede do SUS’, oferta de atenção e cuidados à saúde de adolescentes e idosos lgbts, inclusão de ‘ações educativas nas rotinas dos serviços de saúde voltados à promoção da auto-estima entre LGBT e eliminação do preconceito para a sociedade em geral’.

 

O Programa Brasil sem Homofobia, instituído em 2004 pelo Governo Federal, estabelece no quesito Direito à Saúde ‘Apoiar os investimentos na formação, capacitação, sensibilização e promoção de mudanças de atitudes de profissionais de saúde no atendimento à população lgbt, procurando garantir  acesso igualitário pelo respeito à diferença da orientação sexual e do atendimento e acolhimento das especificidade de saúde desta população’.

 

O Projeto ‘Tecendo Direitos, Costurando Cidadania’ visa socializar conhecimentos e informações sobre os Direitos Humanos com foco na orientação sexual, identidade de gênero e soropositividade.


Por Herbert Medeiros

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: