Cidadeverde.com
Diversidade

Inovação e criatividade é tema de oficina realizada pelo Matizes

Com o tema “O uso da criatividade nos movimentos sociais”, o Matizes  realizou  oficina com o objetivo de refletir sobre  como potencializar ideiascriativas dentro  das ações e projetos de ativistas e grupos atuantes no campo da defesa dos direitos humanos de segmentos marginalizados. A atividade ocorreu ontem(18/01) no centro Pop do Centro de Referência de Direitos Humanos. O evento é uma das ações do projeto “Tecendo Direitos, Costurando Cidadania”, realizado pelo Matizes e apoio do Ministério da Saúde.

 

A representante do grupo afro cultural Afoxá, Artenildes Silva, facilitou a oficina através de dinâmicas para explorar a maior interatividade entre os participantes a partir de situações desafiadoras que acionassem competências e habilidades para construção de soluções criativas aos desafios propostos.

 

Ao longo da atividade os participantes também problematizaram sobre o valor da linguagem das artes como discursos estéticos provocativos   de desconstrução de preconceitos socioculturais.  A inovação do  discurso visual e verbal de cartazes, outdoors, moda, desenhos, propaganda e outros artefatos  culturais permite criar novas significações sobre os fenômenos sociais, favorecendo um olhar mais plural sobre o mundo.

 

Para Carmem Ribeiro, coordenadora do Matizes, a  atividade   expressa o desejo  do grupo em estar em constante busca de atualizar suas formas de atuação e diálogo com a sociedade por meio de uma comunicação dinâmica e inovadora. 


Por Herbert Medeiros

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: