Cidadeverde.com

Docentes dizem que Enem foi bem elaborado e Piauí foi bem

Imprimir
Os professores do Sistema Educacional Diferencial, Pitágoras Soares, de história, e Rômulo Arantes, de Literatura, foram entrevistados no Jornal do Piauí desta segunda-feira (5) e fizeram uma análise da prova do Enem. Eles consideraram o nível satisfatório e disseram que os candidatos piauienses devem ter se saído muito bem. 

Fotos: Evelin Santos / Cidadeverde.com

“Houve um melhor equacionamento das questões. Havia mais história do Brasil e uma dificuldade um pouco acima das anteriores, mas mesmo assim foi uma prova muito acessível. Para o bom estudante estava fácil”, avalia Pitágoras. Outro ponto positivo seria a redução do texto no enunciado das questões que facilitou a leitura. “Muitas destas questões eram respondidas sem que o aluno tenha necessariamente um conhecimento grande bastava ter uma leitura atenta. Foram abordadas várias temáticas e a prova melhorou um pouco”, observa. 


O professor Rômulo também diz que houve uma evolução na prova de Linguagens. “Observamos uma valorização dos autores. Os elaboradores da prova construíram questões que incluíram escritores brasileiros. Estava mais equilibrada, melhor e com nível um pouco mais elevado”, pontua. 


Segundo o professor de literatura, a prova de redação abordou um assunto complexo que causou surpresa: os processos migratórios no século XXI. “Foi um tema pertinente, mas alguns alunos se chocaram com o tema, por ser atualíssimo. Foi um tema inovador”, diz. 

Ambos os professores elogiaram a operacionalização da prova e disseram que os conteúdos foram bem distribuídos. 

Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais