Cidadeverde.com

Dona de casa morre após ser atingida por raios no município de Redenção

Imprimir
Uma mulher morreu no município de Redenção do Gurgueia (a 691 km de Teresina) após sofrer uma forte descarga elétrica provocada por raios durante chuvas na cidade. Segundo moradores, a dona de casa, Lúcia das Neves da Silva, 44 anos, estava debaixo de um cajueiro, em seu quintal, pegando carro de mão acompanhada de seu cachorro quando houve a descarga. O animal morreu na hora.


A dona de casa foi socorrida por uma ambulância do Samu e morreu a a 30k a caminho do Hospital Regional de Bom Jesus.  

O enfermeiro Paulo Henrique Piauilino informou aos portais da região  que a mulher sofreu quatro paradas cardíacas e respiratória durante o percurso. Ela foi atendida pela Unidade de Saúde Avançada (USA) que veio de Bom Jesus ao encontro da paciente. A dona de casa deixa esposo e seis filhos.

O Brasil é campeão mundial de incidência de raios, e por ano, em média cerca de 100 pessoas morrem após serem atingidas. O Piauí é o terceiro Estado com  maior incidências de raios. 

Um fato curioso no caso das mortes por raio é que a causa é uma parada cardio-respiratória.O dado é do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Não existe estatística oficial sobre feridos, mas a estimativa é que anualmente cerca de 300 pessoas sobrevivam depois de serem atingidas por um raio.


Como evitar ser atingido por raios:

- O carro com a janela fechada é um ótimo esconderijo, porque é sustentado por quatro pneus de borracha, material isolante.

- Assim como o carro, a casa fechada serve de abrigo, mas evite falar ao telefone com fio, ligar a TV ou tomar banho durante a tempestade.

- Pontos altos, como morros, e descampados, praias, árvores isoladas, cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas, trilhos, pequenas construções não protegidas como celeiros, tendas, barracos ou veículos sem capota como tratores, motocicletas ou bicicletas, devem ser evitados.

- Não fique próximo a tomadas, canos, janelas e portas metálicas;

- Não toque em equipamentos elétricos que estejam ligados à rede elétrica.

Primeiros Socorros:

As pessoas atingidas por raios receberem uma grande carga elétrica e talvez estejam queimadas, mas elas não carregam cargas elétricas e podem ser socorridas. Uma pessoa aparentemente morta pode ser reanimada através de Reanimação Cárdio Pulmonar. Em grupos atingidos por um raio, aqueles que aparentam estar mortos devem ser os primeiros as serem socorridos e aqueles que apresentam fortes sinais vitais provavelmente se recuperarão espontaneamente, no entanto as queimaduras apresentadas necessitarão de cuidados.


Flash Yala Sena (Com informação do Piauinoticias)

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais