Cidadeverde.com

Educandário Santa Maria Goretti faz evento para difundir cultura alemã

Imprimir
O Educandário Santa Maria Goretti está realizando esta semana uma gincana cultural com os alunos que estudam alemão na escola. Trata-se de mais uma atividade fruto da parceria da escola com o Instituto Goethe, o órgão do Governo Alemão que tem por finalidade difundir a língua e a cultura alemã no Brasil, através de convênios com instituições de ensino de todo o país.

Fotos: Evelin Santos


A gincana também faz parte das atividades do Ano da Alemanha no Brasil, comemorado em todo o país de maio do ano passado a maio deste ano, e está sendo realizada aproveitando a passagem pelo Piauí do projeto Kultur Tur – Alemanha sobre Rodas, que exibe filmes, peças teatrais e promove oficinas de arte através de um caminhão instalado na praça Pedro II, centro de Teresina.

A gincana está sendo realizada desde o dia 12, envolvendo os alunos em uma viagem por 16 estações representando cidades alemãs, distribuídas dentro do colégio. A atividade permite aos participantes o contato direto com a língua, a história, literatura, geografia e conhecimentos gerais da Alemanha. “É uma brincadeira que estimula a curiosidade dos estudantes e facilita o aprendizado. Uma forma lúdica e divertida de aprender o alemão e a cultura alemã”, explica Lucia Alt, representante do Instituto Goethe no Brasil.



Cerca de 140 alunos da escola participaram da gincana e de uma oficina de pintura em alemão promovida pelos integrantes do projeto Kultur Tour. São jovens do 5º ao 8º ano que cursam alemão através da parceria entre a escola e o Instituto Goethe. A oficina de pintura foi ministrada pelo artista plástico Julio Rölle e acompanhada pelo curador e produtor Holger Beier. Foi realizada hoje (14) durante toda a manhã, com os alunos que já estão em um nível mais adiantado da língua alemã.

Com 43 anos de atividades e considerada uma das escolas-modelo do Piauí, o Educandário Santa Maria Goretti é a única escola do Estado conveniada com o Instituto Goethe – são 22 em todo o país e duas no Nordeste. A parceria tem por finalidade difundir a língua e a cultura alemã no Brasil, através do estudo do alemão e de atividades culturais e artísticas, como forma de criar vínculos férteis e duradouros entre a Alemanha e as escolas conveniadas, e possibilitar a cooperação cultural e a formação continuada para estudantes e professores.



A diretora da escola, professora Tércia Leal, disse que a parceria com o Instituto Goethe possibilita ainda aos estudantes participar de intercâmbio com instituições alemãs, para temporadas de estudos na Alemanha. “É um trabalho que abre horizontes profissionais e pessoais para os nossos alunos, e amplia as possibilidades futuras para todos eles”, destaca ela. Ela considerou fantástica toda a programação realizada pelos professores, artistas, produtores e coordenadores do projeto Kultur Tour. “A pintura feita pelos alunos vai ficar na nossa escola como marco desta grande parceria”, afirmou.



TOUR CULTURAL – O projeto Kultur Tour – Alemanha sobre Rodas está em Teresina desde o dia 12, através de um caminhão de 19 metros de comprimento instalado na praça Pedro II, onde fica até o domingo, dia 16. O caminhão está percorrendo 17 cidades brasileiras que têm escolas conveniadas com o Instituto Goethe. A ideia é difundir a cultura e os valores alemãs através da literatura, do cinema, da música e das artes em geral.

 O caminhão é equipado com equipamentos para exibição de filmes e peças teatrais, além de instrumentos para a realização de oficinas. “O projeto permite levar a cultura moderna e contemporânea da Alemanha para as cidades, e colocar isso à disposição dos estudantes de escolas públicas e privadas, e da população em geral”, diz Holger Beyer, coordenador do projeto. Entre os filmes exibidos está Branca de Neve, um dos maiores clássicos da literatura infantil, escrito pelos Irmãos Grimm. 















Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais