Cidadeverde.com

Eleição para reitor da UFPI é suspensa e juiz avalia recurso

Imprimir
Atualizada às 12h42

A Comissão Eleitoral que está responsável pelo processo de escolha do novo reitor da UFPI recebeu por volta das 12h30, a notificação do juiz da 1ª Vara Federal, Rafael Leite Paulo, que acatou o argumento da Chapa 3, e suspendeu o pleito. A justificativa seria de que houve problemas na divulgação das eleições. 

"O processo foi apenas suspenso. O juiz já está apreciando (o recurso)", declarou o presidente da comissão, Manoel Monte Filho. 

Clique aqui e confira a nota oficial da Comunicação da UFPI sobre a suspensão do processo de consulta prévia. 

Publicada às 10h51
A votação para escolha do novo Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) transcorre normalmente até este momento no campus Ininga, apesar de haver uma decisão do juiz federal substituto da 1ª Vara Federal, Rafael Leite Paulo, de suspender o pleito. Por conta disso, o impetrante da ação, candidato da chapa 3, Kilpatric Muller está entrando com um pedido de prisão do reitor Luiz Júnior.

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com


Segundo o Kilpatric Muller, um oficial de Justiça teria entregue a notificação às 9 horas desta quarta-feira(23) e que por volta das 10h30 a Comissão Eleitoral teria sido notificada. Mas, tanto a secretária do Reitor, quanto a assessoria de comunicação da Universidade negam a informação de ter recebido a notificação.


Kilpatric Muller


Na decisão expedida consta que o processo eleitoral não observou a ampla publicidade tendo as resoluções números 13 e 15 divulgadas somente na internet, “contando apenas como mais uma notícia entre outras, no sito da internet da decisão”.  Para Kilpatric o cronograma exigido não foi cumprido e ele considera a consulta como um “golpe”.

Veja aqui a decisão

O presidente da comissão eleitoral, Monte Filho, informa que a decisão judicial ainda não chegou à sede da comissão e a votação pode ser paralisada no momento em que chegar. Ele confirma que a notificação é enviada primeiramente a Reitoria e que esta até agora não enviou nenhuma comunicação. Para ele, após a notificação, os votos contabilizados devem ser anulados até o fim da votação.


Monte Filho


Votação

Os outros candidatos, Arimatéia Lopes (chapa 2) e Edwar Castelo Branco (chapa 1) já votaram e comentaram a decisão judicial.

O professor Edwar Castelo Branco disse que as eleições estão acontecendo normalmente, mas acredita que não deveria ser assim já que existe uma decisão judicial. “Se existe uma decisão judicial ela deveria estar sendo cumprida. Acredito que até meio-dia essa votação deve ser interrompida e os votos já contabilizados devem ser usados como pesquisa dos outros candidatos, mas para mim não”.


Edwar Castelo Branco


O candidato da Reitoria, o professor Arimatéia Lopes nega que os votos contabilizados sejam apurados. “Não tenho informação sobre isso”, declara. Ele disse ainda que a greve não é motivo para não ocorrer a votação. “A consulta sem a greve teria sim maior participação, mas a paralisação não atrapalha a votação, já que os professores devem estar na faculdade”, acredita.


Arimatéia Lopes

O Cidadeverde.com tentou contato com o reitor Luiz Júnior por telefone e na própria Reitoria, mas ele não atendeu a reportagem.

Relatório das urnas

De acordo com o coordenador de eleições do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Jaime Lopes, informou que as urnas foram programadas para expedir relatórios apenas às 22 horas, quando encerra a votação. “Caso seja encerrada antes, por decisão judicial, os relatórios não saem, pois as urnas têm um horário interno e só vão expedir no horário programado”, destacou Jaime Lopes.

Ele disse que a forma como esses relatórios serão utilizados ficam a cargo da comissão eleitoral da Universidade, da Reitoria ou de alguma decisão judicial sobre o assunto e não do TRE, que apenas é responsável pela parte operacional dos equipamentos.

Matéria relacionada:
Justiça manda suspender as eleições para reitor da UFPI



Flash de Rayldo Pereira (direto da Ufpi)
Redação Caroline Oliveira
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais