Cidadeverde.com

Empresa tenta acabar com veto da caxirola

Imprimir
A Copa das Confederações começa neste sábado com o jogo entre Brasil e Japão no estádio Mané Garrincha, em Brasília, e pode contar com a volta das caxirolas às arquibancadas.


A Marketing Store, empresa americana responsável pela fabricação e distribuição do produto, afirmou em contato com a reportagem do ESPN.com.br que negocia com o governo federal a flexibilização da decisão que proíbe a entrada do instrumento musical nos palcos nacionais.

O chocalho foi criado pelo músico Carlinhos Brown e agradou inicialmente as autoridades, sendo aprovado pelo Ministério do Esporte em setembro de 2012. Posteriormente, foi ainda licenciado pela Fifa para suas competições. A presidente Dilma Rousseff chegou a elogiá-lo em evento que antecedeu o episódio conhecido como "chuva de caxirolas", protagonizado pelos torcedores durante clássico entre Bahia e Vitória, em Salvador.

Um relatório da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, ligada ao Ministério da Justiça, pediu na sequência a proibição do produto. O governo, então, anunciou no fim de maio o veto ao instrumento, acompanhado pelo COL (Comitê Organizador Local da Copa).

"A Marketing Store reitera que a empresa e o governo federal continuam discutindo e analisando a resolução que permite a presença do instrumento nos estádios durante a Copa das Confederações e na Copa do Mundo", afirmou a companhia através de nota.

Segundo o ESPN.com.br apurou, após o arremesso de dezenas de caxirolas no gramado da Fonte Nova, em abril, a fabricante promoveu mudanças no formato do produto que o tornaram mais leve e, de acordo com avaliação interna, mais seguro para o consumidor.

O plano da Marketing Store nessa fase inicial é ter o instrumento em grandes hipermercados, lojas de brinquedo e até pequenos varejos. Ele será disponibilizado também nos pontos de venda da Fifa e já pode ser encontrado em alguns locais ao custo de R$ 29,90.

"Qualquer decisão que venha a ser tomada não retira do produto sua estratégia de distribuição e comercialização, para que todos os torcedores possam vibrar dentro ou fora dos estádios", complementa a empresa.

Além do chocalho que tem Carlinhos Brown como garoto-propaganda, estão proibidos de entrar nos jogos da Copa das Confederações todos os demais instrumentos musicais. A medida é adotada pela Fifa desde 2006 e atende sugestão de patrocinadores e seleções - a vuvuzela foi liberada em 2010 por força da pressão do governo sul-africano e da tradição local.

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa do governo não retornou até o fechamento da matéria.

Fonte: Msn          

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais