Cidadeverde.com

Endometriose pode iniciar na adolescência; diagnóstico é difícil

Imprimir
As cólicas menstruais quando são mais intensas e constantes podem estar escondendo uma doença que se manifesta a partir dos 25 anos e atinge o endométrio das mulheres. Porém, a doença pode começar ainda na adolescência, no início do período menstrual. 

“Não é fácil o diagnóstico da endometriose, porque nem toda cólica é sinal da doença, só quando persiste e são intensas é que pode ser um sintoma”, destaca a ginecologista Simone Madeiro. 

 A causa é desconhecida, mas quando a mãe ou irmãs possuem é mais fácil à mulher ser atingida, sendo de origem genética ou imunológica. Outro diagnóstico é com a menstruação retrógrada, ou seja, o regurgitamento de fragmentos do endométrio pelas das trompas durante a menstruação, com o implante destes fragmentos no peritônio e em outros órgãos abdominais, pode causar a endometriose.
  
Segundo a ginecologista, a prevenção é evitar os ciclos menstruais. “O anticoncepcional é um grande aliado contra a endometriose de forma cíclica ou de uso continua, porque quanto menos menstruar mais se evita a menstruação retrograda e ainda preserva a fertilidade”, defende Simone Madeiro. 

Ela acrescenta que no início do período menstrual ainda na adolescência for com dores intensas de cólica, a adolescente deve ser acompanhada por um profissional. 



Caroline Oliveira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais