Cidadeverde.com

Enem: Justiça mantém proibido de uso de lápis e relógio. Confira

Imprimir

A proibição ao uso de relógio e lápis no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 está mantida. Nesta sexta-feira (5), a Justiça indeferiu o pedido de liberação do uso desses objetos, feito pelo MPF/ES (Ministério Público Federal no Espírito Santo). Para fazer o exame, o candidato deve levar uma caneta esferográfica preta de tubo transparente, o documento original com foto e o cartão de confirmação de inscrição.





Na decisão, a juíza Maria Cláudia de Garcia Paula Allemand se diz "convencida da inexistência de perigo de dano irreparável ou de difícil reparação e de qualquer ilegalidade no ato administrativo perpetrado [a proibição] pelo Inep".


Alimentos -como água, chocolate e barras de cereal- não têm restrições e podem ser levados para a prova.


Entenda o caso


O MPF/ES havia entrado com ação civil pública contra o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para que os candidatos do Enem pudessem utilizar relógio mecânico, lápis, borracha e apontador. De acordo com as regras do exame, os estudantes não podem levar esses objetos para a prova.


O Ministério Público havia entendido que a proibição "não era razoável" e questionou o instituto sobre como os estudantes seriam informados sobre as horas. Segundo o MPF, o Inep disse que haverá três sinalizações: uma para o início da prova, uma a 30 minutos do término e uma para o final do exame.


Para o MPF, essa metodologia era insatisfatória e a ação foi ajuizada. Em resposta, Inep informou que o MPF "não compreendeu as informações prestadas, e continuam convencidos que o procedimento – proibir ingresso em local de prova com relógio – garante maior segurança ao Exame".


Como se preparar


O Enem exige uma "preparação de São Silvestre", a famosa corrida paulistana de fim de ano. "Comparo [o Enem] a uma maratona, em que o controle da energia é fundamental para o atleta. No Enem também é assim: se ele optar por estudar muito na véspera, vai ficar tão cansado que o que ele ganhou de conhecimento ele vai perder em atenção na prova", explica o professor Marcelo Dias Carvalho, coordenador de matemática do cursinho Etapa.


Fonte: Uol

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais