Cidadeverde.com

Erro em sala de adventistas causa choro e desistências do Enem

Imprimir
Candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desistiram da prova neste sábado (26), em Teresina, ao descobrirem que estavam inscritos erroneamente na sala dos adventistas. Para os devotos dessa religião, existe um período sabático em que os alunos só podem fazer a prova a partir das 18h. São 6h de espera até o por do sol. Para eles, o Enem só se encerra às 22h30.

Fotos: Yala Sena


A estudante Raíssa Kariny Gusmão de Morais, 15 anos, saiu chorando da sala ao descobrir que estava na sala dos sabadistas. Ela iria fazer o Enem pela primeira vez para Serviço Social. No momento da inscrição ela disse não ter colocado que era adventista, porque é católica. A avó Maria do Carmo Santos de Morais soube por telefone e veio apressada para consolar a neta. 


O sábado para os adventistas é considerado um dia sagrado e somente a partir das 18 horas é que retomam suas atividades. 

Outro candidato, Manoel Francisco da Rocha, 45 anos, policial militar, também desistiu da prova ao entrar na sala dos sabadistas, segundo ele, o horário é inadequado e sacrificante. “Vou refletir para saber se entro ou não com ação, para saber se foi erro nosso ou do MEC”, disse o militar que faria prova para tentar vaga em Direito. 


Manoel Jesus da Costa, 47 anos, disse que só percebeu que estava na sala quando olhou para o quadro e viu escrito que as provas só começarão às 18 horas.  Manoel que faria prova para Educação Física disse que procurou a coordenação para mudar de sala, mas foi informado que só com autorização de Brasília e ele desistiu. A confusão aconteceu no bloco 5, na sala PI 0946.

Todos os adventistas estão fazendo a prova no Instituto Federal do Piauí (Ifpi). Eles levaram almofadas, frutas, água, já que só terminam a prova às 22h30. 


Os irmãos Marcos Vinicius Santos Macedo, 15 anos e Mateus Gutyerre Santos Macedo, 18 anos, são adventistas e vão ficar confinados até às 18 horas. 


Atraso

A estudante Samia Caroline Santos de Sousa, 18 anos, chegou um minuto atrasada vindo da Santa Maria da Codipi, zona Norte e se lamentou com o marido, que a dava carona, pelo atraso. Ela ia prestar vestibular para Enfermagem. 


Maria Bruna Cantuária, 15 anos, esqueceu a carteira de identidade e não pode fazer a prova. Ele estava só com a carteira de estudante e por isso foi eliminada. A estudante disse que tentaria entrar para Nutrição.






Flash de Yala Sena (direto do Ifpi)
Redação Caroline Oliveira

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais