Cidadeverde.com

Especialistas dão dicas de última hora aos candidatos do Enem

Imprimir
Mais de 168 mil candidatos devem fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste final de semana no Piauí. Em todo o país, são 7.173.574 candidatos, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). 

O número de candidatos piauienses é 31% maior que o ano passado. Na capital serão mais 76 mil alunos, com 149 pontos de aplicação de provas. Os maiores pontos de Teresina são os campi das Universidades Federal e Estadual do Piauí e no Instituto Federal do Piauí. Além de Teresina, 30 municípios no interior também terão pontos de aplicações de provas. 


O CidadeVerde.com preparou uma série de dicas de última hora para facilitar a vida do candidato e ajudá-lo a fazer uma boa prova de redação. Segundo o professor Raimundo Torres, as provas de hoje devem seguir os moldes dos anos anteriores. "O Enem tem mantido sempre o mesmo padrão, desde 2009: questões muito interpretativas, com nível não muito  elevado. Várias informações que ajudam nas resposta estão no próprio enunciado. Quem tem o hábito da leitura consegue responder com mais facilidade porque sabe interpretar", pontua. 

Confira abaixo as recomendações do professor Roberto Alencar:


1 - Leia a proposta. O tema no Enem sempre será claro e bem definido. Antes de começar a escrever o rascunho, reflita sobre a seguinte pergunta: POR QUE O PROBLEMA OCORRE? É, a partir dessa reflexão, que você vai elaborar a(s) tese(s) da introdução.

2 - Nos parágrafos do desenvolvimento, construa sua argumentação no intuito de justificar(provar) a(s) tese(s) da introdução.

3 - No último parágrafo, apresente uma solução para o problema. A solução deve ser concreta. Para isso, especifique os meios ATRAVÉS DOS QUAIS a medida será efetivada.

4 - Mantenha uma relação direta e explícita entre o último parágrafo e a introdução. Esses dois parágrafos precisam estar correlacionados.

5 - Lembre-se de que há quatro linhas temáticas. Para cada linha temática, sempre haverá uma causa-comum: a) PROBLEMAS AMBIENTAIS: todos possuem um motivo em comum: A INTERVENÇÃO DESTRUTIVA DO HOMEM; b) PROBLEMAS SOCIAIS: todos possuem um motivo em comum: DESCASO OU OMISSÃO DO GOVERNO; c) PROBLEMAS CULTURAIS: todos possuem um fator em comum: GLOBALIZAÇÃO (neste caso, o da globalização, você precisa raciocinar e descobrir qual aspecto da globalização está associado ao problema); d) TEMAS QUE INDICAM CRIMES: todos possuem um motivo em comum: IMPUNIDADE/INEFICÁCIA DA LEI e, dependendo do crime, FALTA DE DENÚNCIA/PRECÁRIA FISCALIZAÇÃO.

6 - O sucesso do seu texto depende da autocorreção que você fará antes de passar a limpo, principalmente para detectar e corrigir os erros da Norma Culta. Caso você queime esta etapa, você será prejudicado, e seu texto, dificilmente, receberá mais de 700 pontos.

7 - Esqueça "mensalão", "corrupção de políticos", "manifestações de ruas". Há uma tendência de o aluno querer sempre falar sobre isso, não importando qual seja o tema. Só trate desse assunto, se a proposta for direcionada para isso. Também, não queira colocar a culpa de todo problema no Capitalismo. Ao fazer isso, você estará desenvolvendo uma argumentação do tipo "lugar-comum"; a não ser que a proposta esteja associada, diretamente, ao Capitalismo. 

8 - Não se torne um obcecado em fazer interdisciplinaridade. Esta ocorrerá naturalmente, já que os conhecimentos que você demonstrará foram alcançados ao longo dos anos de estudo. 

9 - Quanto à intertextualidade, esta não é obrigatória; pode enriquecer o texto, mas a sua ausência não afetará no resultado final. Observe que nenhuma das redações nota 1000 do novo guia do participante traz esse recurso. O manual do corretor também não diz que esse recurso é obrigatório. E se você utilizar este recurso, tenha cuidado: intertextualize apenas com estudiosos do assunto que está sendo discutido.

Gabarito
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/enem, até o dia 30 de outubro de 2013. A data do resultado individual ainda não foi divulgada.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais