Cidadeverde.com

Esperantina: TSE dá liminar e Chico Antônio volta para a Prefeitura

Imprimir
A ministra da Fátima Nancy Andrighi, do Tribunal Superior Eleitoral - TSE - concedeu liminar que devolve a Francisco Antônio de Sousa Filho, o Chico Antônio (PT), o cargo de prefeito de Esperantina, 174 quilômetros ao Norte de Teresina. Hoje ele completa 79 dias fora do cargo.

Francisco Magalhães/Cidadeverde.com

A vice-prefeita, Soraya Maria de Sampaio Medeiros Aguiar, também volta ao cargo. Ela e o prefeito petista haviam sido condenados por abuso de poder político e econômico nas eleições municipais de 2008. Na liminar, a ministra teria sustentado que não havia sido especificada a conduta na qual Chico Antônio fora enquadrado.

O TSE já havia suspendido as eleições suplementares em Esperantina, previstas para ocorrerem 40 dias após o recurso julgado em abril. Nele, Chico Antônio tentava voltar ao poder, mas conseguiu apenas reduzir a pena de inelegibilidade de oito para três anos. 

O Cidadeverde.com entrou em contato com o cartório de Esperantina às 16h30min, quando, ao telefone, já era possível ouvir um foguetório na cidade. No entanto, nenhum documento oficializando o retorno do ex-prefeito ao cargo havia chegado. 

Chico Antônio está em Teresina e comemorou a decisão do TSE. Ele informou ao Cidadeverde.com ter conhecimento de que a liminar já chegou ao TRE, mas o prefeito vai aguardar na capital que todos os trâmites sejam cumpridos. Ele só viaja para Esperantina na sexta-feira, quando deve reassumir o cargo.

Ampliada às 17h20

Fábio Lima e Yala Sena 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais