Cidadeverde.com

Estudante piauiense é aprovado em 15 vestibulares para Medicina

Imprimir
Se para muitos estudantes, a aprovação em um vestibular é uma tarefa árdua, para o jovem piauiense Inácio de Sá Bezerra Neto, a missão não parece tão difícil. Natural do município de Monsenhor Hipólito, distante 369 km de Teresina, o adolescente de 17 anos foi aprovado em 15 vestibulares, para um dos cursos mais concorridos, Medicina.

Foto: Arquivo Pessoal

Filho de uma professora e um comerciante, o jovem conta que parte dos estudos cursou na região de Picos, sendo transferido durante o Ensino Médio, para uma escola particular, em Teresina. Sobre as aprovações, Inácio de Sá revela que tinha esperança de passar em uma instituição pública, mas confessa que o número surpreendeu. 

"Já havia prestado o Enem por duas vezes e em 2012, fui aprovado para Biomedicina, em Parnaíba, Enfermagem, em Picos, Engenharia Civil, em Salvador, e Engenharia Elétrica, no Paraná. Já tinha ficado surpreso e quando fiz prestei vestibular em 2013 e consegui 15 aprovações, confesso que não esperava", conta o garoto. 

Na lista, o adolescente acumula aprovações na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), duas universidades particulares nas cidades de Blumenau e Volta Redonda, e mais doze universidades federais, entre estas, nos estados do Ceará, Minas Gerais, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Bahia, Maranhão e na Universidade Federal no Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina, no estado do Pernambuco, onde o jovem ingressará no curso de Medicina, a partir do próximo mês. 

"Entre tantas universidades, resolvi optar pela Univasf, ao qual já tinha referências e é a mais perto de Monsenhor Hipólito, cerca de 3h30", diz o jovem estudante. 


Rotina de estudo

Para conseguir êxito, Inácio de Sá Bezerra Neto revelou ao Cidadeverde.com, a rotina de estudos exaustiva, porém com excelentes resultados. O adolescente, que obteve 920 na prova de redação- em uma escala que vai até 1.000- disse que até os finais de semana, eram reservados para os estudos. 


"Chegava da escola no início da tarde, almoçava e era dedicação total aos estudos. À noite, assistia aos telejornais para saber o que estava acontecendo no mundo e depois, não abdicava, de uma boa noite de sono, indispensável para o bom rendimento. Aos sábados também ia para a escola e domingo me debruçava sobre os livros, mas também sobrava tempo para o lazer", conta bem o humorado o jovem, que tinha rotina de mais de 7 horas de estudo, diariamente.


Futuro

Sobre a carreira médica, Inácio de Sá revelou que tem um grande sonho: exercer a medicina na cidade em que nasceu. "A carência de médicos na região em que moro, e em toda a região de Picos, foi um dos grandes motivos para eu optar por estudar Medicina. Quero me formar e voltar para Monsenhor Hipólito", revela.

Em busca do sonho, além dos desafios como estudante da área de Saúde, o adolescente ainda terá que enfrentar a distância da família e aprender a morar sozinho. 


"Já alugamos um apartamento e quando começar o curso, vou mudar para o Pernambuco e terei que aprender a me virar sozinho", disse Inácio de Sá, que parece também não se intimidar perante os novos desafios.

Graciane Sousa
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais