Cidadeverde.com

Expoapi: Em competição, vacas produzem até 60kg de leite por dia

Imprimir
Os animais que participam da 62ª Expoapi começaram a chegar ao Parque de Exposição Dirceu Arcoverde nesta segunda-feira (3). Entretanto, segundo a organização, o evento iniciou com o pé-direito e superou as expectativas ainda no domingo (2), quando cerca de cinco mil pessoas foram até o local e visitaram os stands. 

Fotos: Evelin Santos / Cidadeverde.com

 Nesta segunda, inicia o concurso de gado leiteiro que possui dezessete animais inscritos de Teresina, Demerval Lobão, Batalha (AL), entre outra cidades. Serão realizadas dez ordenhas e a vaca com melhor desempenho receberá um prêmio de R$ 15 mil. 


De acordo com o criador João Martins Filho, que inscreveu cinco animais no concurso, acredita que uma das matrizes é a favorita por produzir até 60 quilos de leite por dia. “Normalmente, a média é de 48 a 52 quilos. Mas tenho um animal que espero que ela chegue aos 60 quilos e seja favorita ao prêmio”, pontua. Segundo João, o segredo do desempenho é genética, alimentação balanceada e medicamentos. 


As raças participantes são Girolanda e Holandesa três-quartos. O concurso acontece da seguinte maneira: o leite é tirado três vezes ao dia às 6h, 14h e 22h e pesado em seguida. Ao final de três dias, será conhecida a vaca vencedora que será anunciada na sexta-feira. 


Segundo o presidente da APCZ, Ricado Ramos, são 400 cabeças de gado, 200 cavalos e 2.500 ovinos e caprinos que estarão expostos durante esta semana. Ele afirma que a chegada dos animais está transcorrendo tranquilamente e aguarda um público de 80 mil pessoas. 

Flash de Caroline Oliveira
Redação Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais