Cidadeverde.com

Ferroviários voltam a bloquear linhas de trem e Polícia Federal é acionada

Imprimir
Atualizada às 12h15

O presidente do Sindicato dos Ferroviários, Claudionor Ferreira de Sousa, reafirmou que o protesto está acontecendo porque a empresa descumpriu o acordo feito na última audiência de conciliação. "Eles estão colocando pessoas sem qualificação para operar máquinas, estão colocando supervisor de tração para fazer trabalho de maquinista", explicou.

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

O sindicalista garantiu que cumprirá a decisão judicial, mas disse que o movimento grevista irá continuar. "Estamos denunciando as irregularidades junto ao Ministério do Trabalho", acrescentou. 


De acordo com o presidente, na última audiência de conciliação, a Transnordestina não apresentou propostas, o que dificulta as negociações. "Nós do sindicato demos a proposta de retorno de apenas cinco dos 12 profissionais demitidos. Os outros sete nem querem mais retornar à empresa", destacou.


Neste momento os sindicalistas estão reunidos para definir as estratégias de liberação dos trens e os atos de protestos que devem ser realizados amanhã (5). A polícia continua no local.


Postada às 11h43

Os ferroviários do Piauí estão impedindo que trens de combustíveis vindos de Fortaleza (CE) entrem em Teresina na manhã desta sexta-feira (4). Em greve há 15 dias, os trabalhadores estão concentrados no terminal de distribuição da Petrobrás.


A polícia foi acionada para acalmar os ânimos dos manifestantes. O bloqueio das ferrovias acontece desde as 8h. O ato é um protesto contra as precárias condições de trabalho e a demissão sem justa causa de 12 funcionários da empresa Transnordestina. Os grevistas reivindicam ainda o reajuste salarial de 15%.

A juíza Nara Zoé, da 2ª Vara do Trabalho, determinou a imediata liberação das linhas de trem. Nesse momento, há três trens parados. Um vindo de Fortaleza, outro indo para a capital cearense e um parado para abastecimento. Cada trem tem capacidade para mil toneladas de combustível.

A Polícia Federal está no local juntamente com policiais do Rone (Rondas Ostensivas de Natureza Especial) e do tenente coronel Jorge Alves, do Gerenciamento de Crises da Polícia Militar.

Aguarde mais informações.


Flash de Yala Sena
Redação de Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais