Cidadeverde.com

Fiba: Brasil vai participar do Mundial de basquete masculino

Imprimir
A Fiba anunciou os quatro convites para o Mundial da Espanha na manhã deste sábado e o Brasil foi confirmado na competição. A lista incluiu ainda Grécia, Turquia e Finlândia, principal surpresa da lista. A inclusão nos finlandeses se deu pela desistência de China e Rússia. Assim como Itália e Alemanha, chineses e russos, que estavam entre os favoritos para ficarem com os convites, abriram mão da disputa.

Para ficar com o convite, o presidente da Confederação Brasileira de Basquete, Carlos Nunes, precisou convencer os dirigentes da Fiba de que o Brasil irá com força máxima para o torneio, diferentemente do que aconteceu na Copa América, competição que foi classificatório para o Mundial.

Naquela oportunidade, sem os jogadores que atuam na NBA e com outras ausências importantes, o time do técnico Rubén Magnano fez uma pífia campanha, incluindo derrotas para Uruguai e Jamaica, e não conseguiu classificar direta para o torneio na Espanha.

A promessa de Carlos Nunes é que, desta vez, o Brasil contará com os seus principais jogadores. “Os meninos enviam uma carta à Fiba, avisando que vão defender o país no Mundial”, afirmou Carlos Nunes, referindo-se aos jogadores que atuam na NBA. “Vamos fazer um planejamento e trabalhar muito para que todos eles possam estar no Mundial”, completou.

Além de prometer o melhor time em quadra, o dirigente, claro, negociou o pagamento da doação de um milhão de francos suíços (quase R$ 3 milhões), exigência da Fiba para o Brasil receber o convite. Parte do dinheiro, com ajuda dos parceiros da CBB, foi adiantado antes do anúncio e o restante será quitado até 2015.

A Fiba confirmou oficialmente neste sábado que Senegal vai participar da competição. A seleção africana ficou ameaçada por causa de uma dívida astronômica com a entidade. Segundo comunicado divulgado hoje, os africanos se comprometeram a quitar os débitos e realizar uma profunda mudança na federação local.

Com isso, ficaram definidos os 24 participantes do Mundial: Angola, Argentina, Austrália, Brasil, Croácia, República Dominicana, Egito, Finlândia, França, Grécia, Irã, Coreia do Sul, Lituânia, México, Nova Zelândia, Filipinas, Porto Rico, Senegal, Sérvia, Eslovênia, Espanha, Turquia, Ucrânia e Estados Unidos.

A Fiba sorteia os grupos do Mundial na próxima segunda-feira. A competição, que será realizada em seis cidades espanholas (Barcelona, Madri, Bilbao, Sevilha, Las Palmas e Granada) começa no dia 30 de agosto. A final está marcada para 14 de setembro.


Fonte: Estadão
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais