Cidadeverde.com

Fifa libera turbantes e kippahs em Mundial no Brasil

Imprimir
Após pedidos, a Fifa autorizou o uso de acessórios religiosos na cabeça, como turbantes e kippahs, durante a Copa do Mundo de 2014, que será disputada no Brasil. Com isso, muçulmanos, judeus, sikhs e todos os outros povos que necessitem utilizar o pertence poderão usar os objetos nas partidas da competição.

O ato ocorre após dois anos de um período experimental e já poderá ser posto à prova pelos atletas que assim desejarem na estreia do Mundial, que se iniciará em junho. Assim como os homens, as mulheres também poderão usufruir dos acessórios religiosos já na edição feminina da Copa, que acontecerá em 2015 e será disputada no Canadá.

Contudo, como toda regra, há uma exceção. Em entrevista à BBC, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, afirmou que os jogadores das seleções só poderão usar os itens contanto que sejam da mesma cor que as camisas de suas equipes.

Uma das principais questionadoras do uso dos acessórios, a seleção feminina do Irã pode ser considerada a peça chave para a mudança da Fifa. Isso porque em 2011, durante uma partida da equipe contra a seleção da Jordânia, que buscavam uma vaga nas Olimpíadas do ano seguinte, as iranianas foram proibidas de entrar em campo pela entidade por estarem usando hijabs brancos, que cobriam os rostos das jogadoras muçulmanas.


Fonte: Yahoo
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais