Cidadeverde.com

Firmino dá prazo para urgência do HU e do HGV ficarem na retaguarda

Imprimir
O prefeito Firmino Filho confirmou que até junho o Hospital Universitário (HU) deve estar realizando atendimentos de urgência na capital. O prazo foi divulgado durante entrevista ao Jornal do Piauí desta segunda-feira (24). Firmino quer que o HU e o Hospital Getúlio Vargas (HGV) sirvam de "retaguarda" para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Prefeito Firmino Filho em solenidade na manhã desta segunda-feira (24)

"Existe um plano de operação pactuado para que o HU entre em plena operação. Não apenas no ambulatório, mas nas cirurgias e UTIs. Estamos trabalhando e queremos que o Governo Federal garanta que em junho ele esteja em plena operação e sirva de retaguarda para o HUT, junto com o HGV que também deve ser retaguarda como todo hospital deve ser. Quando ele anda bem o HUT fica mais leve e pode andar melhor", afirmou o prefeito.

Segundo o gestor, o HUT custa aos cofres municipais 10% da receita destinada a toda a capital. "Não é um problema de segunda ordem. Então tem que ser resolvido. Hoje o hospital custa R$ 10 milhões dos quais R$ 7 milhões são municipais", acrescentou.

Para diminuir os gastos da prefeitura com o hospital o prefeito afirma que irá propor uma nova pactuação com o governo do Estado, para que o quadro de funcionários cedidos para o HUT seja aumentado. "Hoje dos 1900 servidores, somente 360 são do Estado. A grande maioria é de servidores do município. Queremos fazer um cofinanciamento em relação ao HUT", pontuou Firmino.

O gestor defende que a proposta de reabertura da urgência do HGV será estudada e garante que irá trabalhas essa alternativa com responsabilidade. "A proposta original é de que os traumas continuem a ser atendidos no HUT, mas que os demais atendimentos de urgência acontecam no HGV. Isso tenderia a desafogar o HUT e usar com maior capacidade o HGV. É importante destacar que o processo só pode ser efetivado depois de muito estudo, para que dê bons resultados", garantiu.

Rayldo Pereira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais