Cidadeverde.com

Flagra: Jornalista veste jaleco e tem livre acesso em hospital de Teresina

Imprimir
O repórter da TV Cidade Verde Joelson Giordani se disfarçou de médico e conseguiu ter acesso livre a dois hospitais de Teresina: o do bairro Matadouro, na zona Norte, e a maternidade Wall Ferraz, no Dirceu, zona Sudeste. O flagrante foi registrado nesta terça-feira (5), menos de 24 horas após o sequestro do recém-nascido.


Trajando apenas um jaleco branco e portando um estetoscópio e uma câmera escondida, Joelson percorreu corredores de acesso restrito, entrou em enfermarias e visitou berçários.


"No hospital do Matadouro há duas entradas, uma de emergência e outra que dá acesso aos consultórios médicos. Eu entrei pela porta dos consultórios, passei por paramédicos, ninguém me barrou", contou o repórter.


Joelson acrescentou que na enfermaria passou alguns minutos sozinho com um paciente, sem ser abordado por nenhum funcionário. "Eu podia ter feito qualquer coisa, ninguém saberia. Entrei no hospital por uma porta, sai pela do outro lado, percorri 90% do hospital e não fui questionado sobre nada", disse.


Na maternidade Wall Ferraz o caso é ainda mais alarmante. Joelson Giordani teve acesso a corredores que são restritos à equipe médica e entrou nos berçários, onde havia bebês recém-nascidos. "Passei por todas as áreas, cheguei à porta da UTI Neonatal, que estava aberta. Não entrei por questões de higiene, para preservar a saúde dos pacientes, mas teria acesso normalmente", revelou.


Segurança

Em entrevista ao Jornal do Piauí, o especialista em Segurança Pública major Carlos Teixeira afirmou que em toda empresa é necessária a instalação de câmeras de segurança e o uso de crachás.

Foto: Geísa Chaves / Cidadeverde.com

"Toda empresa tem que ter normas de segurança, que vão desde a parte eletrônica, com a instalação de câmeras, até o registro de pessoas estranhas ao serviço rotineiro. Todos devem usar crachá", explicou o major.

Além dessas medidas, o especialista destacou ainda a importância de respeitar o horário de visitas dos hospitais e a apresentação de novos funcionários à equipe.



"Entendemos o hospital como uma empresa que presta serviços de saúde. Então tem que haver câmeras nos principais corredores, principalmente porque a rotatividade dos funcionários é grande. Toda troca de plantão deve ser comunicada e os novos funcionários devidamente apresentados. Também deve ser estabelecido um número máximo de pessoas dentro do estabelecimento", acrescentou.


Jordana Cury

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais