Cidadeverde.com

Comércio de Floriano fecha na sexta e só reabre na segunda

Em virtude do feriado da Semana Santa, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Floriano informa que o funcionamento do comércio será em horário diferenciado. De acordo com o presidente do Sindicato, Antônio José de Sousa (Toinho), o centro comercial de Floriano e adjacências funcionarão até as 16h00 de quinta-feira, 02 de abril.

No sábado e domingo, os supermercados e lojas situadas no entorno do Mercado Público Central poderão funcionarão como de costume, e reabre novamente na segunda-feira (06), em horário normal, segundo o que foi acordado na Convenção Coletiva de Trabalho 2014/2015, que serve como orientação para os trabalhadores do comércio e dos consumidores. 

O feriado da Semana Santa, além de ser um período de reflexão e fé para os religiosos, mexe com a rotina do comércio, pois concentra a venda de produtos que especificamente nesta época tem um aumento de consumo considerável, como é o caso os ovos de chocolate e também de peixes, em especial o bacalhau, costumeiramente consumido na sexta-feira santa.

O comércio aguarda um aumento considerável nas vendas também devido a tradição cultural da cidade, que anualmente reúne milhares de pessoas para acompanhar o espetáculo da Paixão de Cristo no Teatro Cidade Cenográfica.

Com informações de Florianonews
cidades@cidadeverde.com

Prefeitura implanta sistema de vídeo-monitoramento em Floriano

Com o intuito de oferecer maior segurança para a população, a Prefeitura de Floriano, em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista de Floriano e Região (Sinconflor), a Associação Comercial e a Polícia Militar, implantou o sistema de vídeo-monitoramento nas principais ruas e avenidas de acesso ao Centro do município. O Projeto Cidade Monitorada tem como objetivo coibir a ação de criminosos e auxiliar a Polícia no trabalho de segurança ostensiva.


Prefeito Gilberto Júnior acompanha trabalho no sistema de monitoramento (Foto: Divulgação)

O sistema de monitoramento está em funcionamento desde dezembro do ano passado. A sala de monitoramento foi instalada no quartel da Polícia Militar. Policiais fazem o acompanhamento das imagens 24 horas.

Floriano é o terceiro município do interior do Piauí, depois de Fronteiras e Batalha, a implantar o sistema de segurança. De acordo com estimativa da Polícia Militar, as 34 câmeras equivalem a 100 policiais nas ruas.

“Quando percebemos que era possível esse benefício tecnológico para cidade, buscamos saber até que ponto o município teria condições de arcar para implantar este sistema. O projeto foi orçado em R$ 150 mil. Fizemos uma parceria com a Associação Comercial e com o Sinconflor para que esse custo ficasse dividido, sendo que a Prefeitura cobriu R$ 110 mil do total”, explica prefeito Gilberto Júnior.

A Polícia Militar se tornou parceira para que o projeto fosse executado com excelência, mostrando em tempo real onde está acontecendo o crime. O objetivo é que, assim, a força policial se mobilize para atender as ocorrências. “É um passo importante para o desenvolvimento da segurança do município”, elogiou o subcomandante da Polícia Militar, Coronel Lindomar Castilho. “Com esse sistema, podemos ampliar nossa visão, ir direto ao ponto e garantir a segurança do cidadão”, complementou o coronel Lisandro Honório.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Saúde retoma obras de UTI em Hospital de Floriano

Em visita ao município de Floriano, o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, esteve no Hospital Regional Tibério Nunes e ainda participou da reunião da Câmara Intergestora Regional (CIR), do Vale dos Rios Piauí e Itaueira. A agenda ocorreu nesta sexta, 20, e integra um roteiro de visitas aos hospitais regionais, participação nas reuniões da CIR e rodadas de conversas com prefeitos. 

No hospital, o secretário vistoriou as obras de construção de dez leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e mais dez leitos da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), também neonatal. E mais obras estão previstas para Floriano: já foi autorizada a licitação para construir o Centro de Parto Normal e a Casa da Gestante é outra obra que vai contemplar o cuidado e atenção à saúde da mulher. 

“É nossa meta fortalecer o atendimento de média e alta complexidade em Floriano, assim como em Bom Jesus, Picos, Parnaíba e Teresina. Com a Rede Cegonha funcionando aqui, criamos uma barreira para evitar o deslocamento de pacientes para Teresina, por exemplo”, explica o secretário. 

O funcionamento do mamógrafo no hospital é outro benefício que a população já está usufruindo. A retomada do serviço ocorre após quatro anos desativado. 

Para a conclusão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) estão sendo feitos ajustes no orçamento para dar maior celeridade na obra. O secretário informou ainda do plano em promover a realização de cirurgias de cataratas, que vai atender a toda a região.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Professores discutem proposta de programa de Mestrado em Floriano

Na manhã desta quinta-feira,19, o corpo docente da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, Campus de Picos, junto ao Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Geraldo Eduardo da Luz, discutiram  a proposta de implantação de um programa de pós-graduação em nível de Mestrado na referida instituição de ensino.

O programa de Mestrado que deverá ser implantado na instituição em 2016 se volta para o desenvolvimento do Semiárido Piauiense, propondo novas tecnologias para os problemas vivenciados nesta região, bem como a interação com as comunidades no que diz respeito ao acesso à informação, dentre outros aspectos.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Geraldo Eduardo Luz, durante a discussão e desenvolvimento da proposta ressaltou como será organizado este programa Stricto Sensu destacando que o mesmo envolverá 20 professores doutores da Uespi oriundos dos mais diversos campus e cursos, assim como professores de outras IES que trabalham a temática do Semiárido, numa ideia de estudo interdisciplinar.

“A nossa ideia é desenvolver as potencialidades da região, uma região prioritária para o desenvolvimentoeconômico do Nordeste e do país, onde este desenvolvimento econômico está atrelado ao desenvolvimento social. Esse programa de pós-graduação possibilita o desenvolvimento dessas potencialidades para que as mesmas se tornem benefícios para toda esta região”, disse Geraldo Eduardo Luz.

Os estudantes que ingressarem no programa de Mestrado desenvolveram projetos que se voltem para a realidade do Semiárido sob a orientação dos seus respectivos professores. Ao desenvolverem os projetos que possibilitam alternativas para os problemas da região, formando uma mão de obra qualificada para a disseminação de conhecimento. Estes alunos poderão inicialmente ser contemplados com bolsas que darão estrutura para dar prosseguimento a suas pesquisas.

Para o diretor do Campus da Uespi de Picos, Evandro Alberto, a universidade tem cada vez mais avançado em Pesquisa e Extensão, e a possível implantação da proposta de Mestrado é um reflexo positivo deste avanço.

Após formulação da proposta feita pelos professores, esta será encaminhada  à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, para análise, e em caso de aprovação o Programa de Mestrado é então implementado na Uespi.

Com informações de Riachãonet
cidades@cidadeverde.com

Motorista é flagrado transportando carros roubados em caminhão-cegonha

O motorista de iniciais J.C.A.G, 50 anos, natural de Goiânia-GO, foi flagrado transportando veículos roubados em um caminhão-cegonha pela BR-230, município de Floriano, neste domingo (15). De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), onze automóveis e uma motocicleta estavam na carroceria da carreta, alguns com altos débitos de multas de trânsito e dois com registro de ocorrência de roubo/furto.

Fotos: PRF

Ao ser abordado, o condutor disse que não sabia das irregularidades e que o conjunto articulado, conhecido como carreta-cegonha, transportava veículos adquiridos em leilão que seriam destinados a desmanche para a comercialização das peças. 

Ainda de acordo com a PRF, os veículos vinham de São Bernardo dos Campos-SP com destino a Teresina e além dos veículos roubados, a cabina do caminhão estava com todas as etiquetas de identificação suprimidas. 

"O veículo caminhão trator ostentava placa EVO 8463 e tracionava o semirreboque cegonha de placa DBC 4770. Com base nas informações da cabina, levantou-se que esta pertencia na verdade a outro caminhão com placa MWJ 1715 com ocorrencia de roubo e furto. O motorista disse que o caminhão de envolveu em um acidente e teve a carroceria substituída", informou a assessoria da PRF. 

J.C.A.G foi encaminhado à delegacia sob a supeita de receptação de veículos roubados. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Ator piauiense interpretará Jesus na 2ª maior Paixão de Cristo do Nordeste

O ator piauiense Jésus Carvalho tem vivido uma rotina intensa de ensaios para interpretar Jesus Cristo na 20º montagem da Paixão de Cristo, em Floriano, que acontecerá às 20h, dos dias 03 e 04 de abril, no Teatro Cidade Cenográfica, segundo maior a céu aberto do Brasil. 

 

O artista conta que além dos ensaios, assiste filmes e peças, lê evangelhos da Bíblia para se preparar para viver o mártire do catolicismo na Paixão de Cristo de Floriano, organizada pelo Grupo Escândalo Legalizado de Teatro - Escalet.

"Toda semana viajo pra Floriano, ou melhor, estou passando todos os finais de semana ensaiando com o elenco. É uma responsabilidade do tamanho do mundo, participar da segunda maior Paixão de Cristo do Nordeste. Conto com a participação de todos e espero fazer um bom trabalho, disse o ator que atuará ao lado de atores nacionais como Oscar Magrini, Luigi Baricelli e Elke Maravilha. 

Sobre sua trajetória artística, Jésus Carvalho relembra que começou a atuar ainda aos 16 anos no Teatro do Boi e pela primeira vez interpretará Jesus Cristo. "Sou formado na Escola Técnica de Teatro Gomes Campos, mas comecei fazer teatro com 16 anos com o ator e diretor Siro Sires. Já fiz parte do elenco de várias peças como o Bastão dos contos, a Princesinha e o Plebeu, Romeu e Isolda, Assombrações, Batalha do Jenipapo, In a Land, entre outras, mas viver Jesus Cristo será um grande desafio", reitera. 

Além de florianenses, o espetáculo atrai grande público de cidades próximas. Vários grupos se organizam em excursões para assistir a Paixão de Cristo ao vivo. A programação religiosa da cidade conta ainda com visita a Igreja Matriz São Pedro de Alcântara, Capela Padre Pio de Pietrelcina, Igreja Nossa Senhora da Guia e Mosteiro das Monjas.

 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Filha acusada de agredir pai de 95 anos responderá a processo em liberdade

                                      Fotos: Imagens/ TV Alvorada

O juiz Noé Pacheco de Carvalho determinou a soltura da dona de casa Denilde da Costa Alvarenga acusada de agredir o próprio pai de 95 anos de idade dentro de casa, no município de Floriano, a 244 km de Teresina. De acordo com informações da 1ª Vara Criminal do município, a mulher foi liberada a pedido do defensor público Jefferson Kalume, após ser audiência de instrução na semana passada. 

As suspostas agressões foram divulgadas em dezembro de 2014 após um vizinho registrar imagens do aposentado durante o banho sendo agredido a tapas e cotoveladas. Em um dos momentos, uma jarra de água gelada é derramada sobre o idoso. O caso gerou comoção em todo o estado e a acusada chegou a pedir abrigo na delegacia, temendo um possível um linchamento pelos moradores da região e até parentes.

Pela decisão do magistrado, os motivos que levaram a expedir o mandado de prisão preventiva não representam ameaça ao processo de instrução, que já foi concluído. 

Denilde da Costa responderá em liberdade até que o processo seja trânsito em julgado. 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Paixão de Cristo terá Oscar Magrini, Luigi Baricelli e Elke Maravilha

  • Oscar Magrini, interpretará Caifáz
    Divulgação
  • A posição de Caifás foi a de estabelecer que Jesus era culpado não só de blasfêmia, mas também de se ter proclamado o messias
    Divulgação
  • Luigi Baricelli viverá Pôncio Pilatos
    Divulgação
  • Pôncio Pilatos foi o juiz que, de acordo com a Bíblia, condenou Jesus à morte na cruz
    Divulgação
  • Elke Maravilha será Herodias
    Divulgação
  • Herodias. Esposa de Herodes Ântipas, a qual, por meio da sua filha Salomé, pediu e recebeu a cabeça de João, o Batizador, em 32 EC.
    Divulgação

A encenação da Paixão de Cristo de Floriano (240 km de Teresina) acaba de anunciar Elke Maravilha, Luigi Baricelli e Oscar Magrini como parte do elenco do espetáculo, que este ano, será apresentado nos dias 3 e 4 de abril. O evento é organizado pelo Grupo Escândalo Legalizado de Teatro - Escalet.  Oscar Magrini interpretará Caifáz, Elke Maravilha será Herodias, e Luigi Baricelli viverá Pôncio Pilatos.

O espetáculo mostra momentos marcantes da história de Jesus do batismo à ressurreição. Estima-se que a montagem do grupo Escalet já foi vista por mais de dois milhões de espectadores em mais de 165 apresentações tanto no Teatro Cidade Cenográfica, como em festivais e praças públicas do país. Além disso, ele é considerado o maior evento cultural do Piauí - um atrativo que movimenta o turismo local, com mais de 30 mil espectadores por ano. 

Esse ano, o evento está na sua 20° montagem e conta com um elenco formado por 350 pessoas, incluindo atores oriundos de oficinas realizadas em Floriano pelo próprio Escalet. Para enriquecer e valorizar ainda mais a encenação, o grupo conta desde 2002 com a participação de grandes nomes de projeção nacional, como Carlos Casagrande, Jackson Antunes, Marcela Barroso, Claudio Herinch, Mônica Carvalho, Dalton Vigh, Guilherme Weber, Caio Blat, Manoela do Monte, Camila Rodrigues, Patrícia Wernek, Marco Antônio Gimenez, Ricardo Pereira, Luciano Szafir, Thiago Fragoso, Alexandre Slaviero, Gustavo Leão, Marco Pigossi, Tuca Andrada, Rafael Cardoso, Heitor Martinez e Giselle Soares.

Além de florianenses, o espetáculo atrai grande público de cidades próximas, e vários grupos se organizam em excursões para assistir a Paixão de Cristo ao vivo. A programação religiosa da cidade conta ainda com visita a Igreja Matriz São Pedro de Alcântara, Capela Padre Pio de Pietrelcina, Igreja Nossa Senhora da Guia e Mosteiro das Monjas.

A Paixão de Cristo em Floriano conta com apoio do Governo do Estado do Piauí, Prefeitura do Município de Floriano, Caixa Econômica Federal, Ministério da Cultura, Lei Rouanet de Incentivo a Cultura, Fundação Cultural do Piauí, Laboratório Sobral, Credshop, Drogaria Globo, São Jorge Supermercado, Comercial Carvalho, R. Damasio, Casas das Linhas, Cacique Combustível, Analise Contabilidade, Casa do Frango, SEBRAE, Caixa Econômica Federal, Jeva/Rommanel, Armazém Paraíba e Fiat Santa Clara.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Mesmo sem reagir, homem é baleado em assalto a própria empresa

O empresário Marcelo da Silva Gomes foi atingido com um tiro na perna durante assalto à própria empresa, especializada na locação de materiais de trator, no bairro Canela em Floriano.  A titular do 2º Distrito Policial, delegada Luana Alves, informou que um dos suspeitos já foi preso e a motocicleta utilizada na ação criminosa foi apreendida próximo à residência de familiares de um dos acusados.

O assalto ocorreu por volta das 19h, desta quinta-feira (19). A vítima informou a Polícia Civil que obedeceu ao comando dos criminosos e entregou bens pessoais como celular e dinheiro. 

"O depoimento do empresário foi colhido no hospital e ele disse também que a dupla estava visivelmente sob efeito de alguma substância entorpecente e atirou sem que ele reagisse", explica a delegada. 

No assalto, a dupla utilizou um revólver com cabo de borracha e o calibre da arma ainda será identificado. "O empresário foi submetido a uma cirurgia em Floriano, mas não foi possível a retirada do projétil e ele está sendo encaminhado a Teresina", reitera Luana Alves.

O suspeito preso não teve a identidade revelada e foi reconhecido pela vítima como sendo o autor do disparo. O outro já foi identificado e teria pasagens pela polícia. Os dois deverão responder por furto qualificado. 

Roubo a padaria

Uma panificadora no centro de Floriano também foi alvo de criminosos na noite de ontem. A delegada Luana Alves descarta a relação entre os assaltos e revela que os suspeitos foram identificados através de câmeras de seguranças de estabelecimentos comerciais. 

"O assalto a padaria ocorreu por volta da 23h e eles só levaram R$ 100 porque o proprietário já havia recolhido a maior parte do dinheiro. Nesse caso, os bandidos também agiram em dupla e sempre da mesma forma. Chegam armados ao estabelecimento comercial, vão ao caixa e levam tudo", esclarece.


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

'Arrocha Um Aperta o Outro' é campeã do carnaval 2015

A escola de samba 'Arrocha Um Aperta o Outro' foi campeã do carnaval 2015 de Floriano. O enredo homenageava as mães do mundo, mulheres guerreiras que dão à luz e lutam para criar seus filhos. Entre os destaques, uma alegoria com uma boneca gigante que representava uma mulher grávida e cegonhas com trouxinhas de bebês no bico.

A segunda colocação ficou com a 'Rosa de Ouro' que trouxe clássicos infantis para avenida. Bruxas, príncipes e princesas encheram os olhos dos foliões. Com a magia do circo, a estreante 'Beija Flor da Princesa' ficou em 3º lugar.Palhaços, malabaristas, contorcionistas e um homem que cuspia fogo no corredor da folia foram os destaques da agremiação. 

“A aceitação do público superou as nossas expectativas. Sabemos que o novo assusta, mas aqui percebemos que essa mudança agradou e muito aos foliões e visitantes, prova de que o nosso carnaval continua sendo o melhor do estado e atendendo as expectativas do folião", George Everson, presidente da COC.

Ao todo 18 jurados fizeram parte da comissão. Entre os itens avaliados samba enredo, mestre sala e porta bandeira, alegorias e fantasias, bateria, comissão de frente e evolução. Cerca de 20 mil foliões lotaram a avenida Beira Rio.

O prefeito Gilberto Júnior e o presidente da Comissão Organizadora do Carnaval – COC, George Everson, compareceram à avenida no último dia de carnaval e caíram na folia com blocos Chanas Cheirosas, Tradição e Os Ingratos que arrastaram a multidão com suas marchinhas de carnaval, forró e MPB em ritmo de samba e muita descontração.

“A cada ano percebemos como este desfile faz a diferença no carnaval de Floriano. O público vem para olhar, participa e canta os sambas das escolas, e isso é cultura, um tipo de cultura que já faz parte da identidade do município. As escolas estão de parabéns pela criatividade e desfile apresentado", disse o prefeito.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores