Cidadeverde.com

FMCMC apresenta plano de cultura para os próximos 4 anos

Imprimir
O momento é de planejar e começar a executar ações que possam incrementar a cultura de Teresina em 2014 e nos próximos anos. Pensando assim, a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves está apresentando o Plano Plurianual (PPA), para o quadriênio 2014-2017. Dentro do planejamento estão iniciativas importantes e projetos essenciais para a cultura local.


De acordo com o presidente da FMCMC, Lázaro do Piauí, o principal objetivo do plano é fortalecer a cultura teresinense, preservando o seu patrimônio histórico e promovendo a consolidação de uma identidade cultural. Entre outras coisas, a idéia é criar complexos culturais nas Zonas Norte, Leste, Sul e Sudeste, além de uma Escola Municipal de Dança. “Os espaços criados, mantidos e reformados possibilitarão o acesso da população teresinense ao conhecimento, à formação artística, aos meios de expressão cultural, bem como serão disponibilizados aos artistas para a exibição de suas produções artísticas e culturais”, explica.

Um dos projetos incluídos no planejamento é a criação do Crédito Cultura. A iniciativa tem como objetivo garantir a circulação de bens culturais de pessoas físicas e jurídicas dentro e fora do estado. Para tanto, a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves deverá articular-se com SEMEST, para estabelecimento de linha de crédito junto ao Banco Popular. Terão acesso ao Crédito Cultura artistas (pessoa física) e grupos (pessoa jurídica).

A música também será beneficiada, com a criação do Prêmio FM Cultura. Ele levará ao público uma grande seleção do melhor da música piauiense, dando importância, sobretudo, à qualidade musical. Serão escolhidos para fins de premiação, o melhor CD, o melhor intérprete, a melhor música piauiense, executados pela FM Cultura, durante o ano. A premiação constará na programação a ser realizada em homenagem ao dia da música: 22 de novembro.

Outra ação que visa aproximar a prefeitura da comunidade é o Arte na Praça, uma iniciativa para a inclusão de todos os segmentos artísticos (teatro, dança, música, literatura, humor, circo, artesanato, gastronomia, cordel e outros). Oportuniza a participação de talentos artísticos das zonas urbana e rural, propiciando à população teresinense lazer e entretenimento. Os eventos serão realizados mensalmente, em logradouros públicos, durante o ano.

O Projeto Caminhão da Cultura "Cidadania Sobre Rodas" pretende contribuir para a formação de público, a valorização da arte e inclusão sociocultural do teresinense. Ele vai promover atividades artísticas e culturais, em palco móvel, circulando pelas comunidades carentes da periferia e zona rural. A programação do Caminhão constará de apresentações mensais dos variados segmentos artístico-culturais (Teatro humano e de bonecos, música popular, folclórica, clássica, cinema, literatura e outros).

Fortalecer a identidade cultural da cidade é uma das metas do plano. Para isso, a ideia é criar um Grupo de Referência Cultural de Teresina, voltado para o estudo e pesquisa, além de aplicar a nova Lei de preservação do Patrimônio Cultural. Serão realizadas campanhas de Educação Patrimonial, exposições itinerantes, exibição DVDs em escolas da rede pública e privada de Teresina, além da implantação do Projeto Cores de Teresina, que visa pintar as fachadas de prédios tradicionais da zona histórica da capital. No prédio da Câmara Municipal de Teresina, será criado o "Museu de Arte Popular do Piauí", reunindo acervo constituído de peças artesanais da arte piauiense. 

No antigo Sanatório Meduna, em parceria com o grupo empresarial Sá Cavalcante, será criado o "Centro Cultural Clidenor de Freitas Santos", devendo ser preservado o acervo particular do homenageado (Biblioteca, pinacoteca), capela e residência do intelectual Dr. Clidenor de Freitas Santos ex-proprietário do espaço. E na antiga Estação Ferroviária de Teresina, será implantado o "Museu de Arte Santeira", constando de imagens, esculturas, pinturas, talhas e outros exemplares relativos a esse segmento artístico-religioso.

O patrimônio imaterial da capital também será valorizado, através de registro e inventários das manifestações dos saberes, fazeres e sentires da população teresinense. Desse trabalho, constarão registros dos ciclos de festas como carnaval, corso, festejos juninos, aniversário de Teresina, natal e ano novo. Serão incluídos registros iconográficos e desenhos do patrimônio edificado demolido, os grupos folclóricos, os mestres da arte popular, as tradições, lendas, gastronomia típica, místicas e crenças populares. Os registros serão apresentados em forma de: folders, catálogos, livros, vídeos, CDs, DVDs e outros meios de divulgação que, serão disponibilizados ao publico em todas as bibliotecas da cidade e, a pesquisadores e interessados; em todos os órgãos da PMT.

De acordo com o gerente de promoção cultural da FMCMC, Daniel Aracacy, a fundação também seguirá apoiando outras iniciativas tradicionais que merecem ajuda do poder público. “Mesmo ações que não são da fundação podem receber apoio de estrutura e outros incentivos, caso demonstrem que colaboram para a cultura da nossa cidade”, ressalta.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais