Cidadeverde.com

Funasa discute investimentos em saneamento básico no interior do PI

Imprimir
O diretor do Departamento Nacional de Saúde Ambiental da instituição, engenheiro Henrique Pires e a superintendente estadual da Fundação Nacional de Saúde – Funasa, Isabel Cabral estiveram reunidos com prefeitos e assessores de municípios piauienses, na sede do órgão em Teresina, para tratar de investimentos de recursos em áreas como Melhorias Sanitárias Domiciliares e Educação Ambiental.

Henrique Pires

Pires explanou as ações realizadas pela fundação em todo o país com o objetivo de melhorar os índices de saneamento básico e consequentemente diminuir o número de doenças provocadas pelas condições inadequadas de saneamento.

A portaria nº 1364/2013 da Funasa foi um dos pontos discutidos na reunião. O documento faz referência a ampliação das atividades listadas nas ações de Melhorias Sanitárias Domiciliares – MSD (construção de banheiros). A partir da entrada em vigor dessa norma, os investimentos de MSD passaram a contemplar também a construção e/ou implantação de tanques, pias de cozinha, filtro biológico, sumidouros, entre outros, ampliando o alcance do programa.

“É preciso que as pessoas beneficiadas entendam que a Funasa está investindo em prevenção e melhoria das condições de saúde. Dessa forma, é necessário também que se façam ações educativas para que a população compreenda os reais benefícios desses investimentos”, defende Isabel Cabral, destacando a importância da parceria das prefeituras com as secretarias de Saúde.
 
O diretor Henrique Pires também defendeu a importância social dos recursos investidos pela fundação. “Trata-se da melhoria da qualidade de vida das pessoas. São obras que melhorarão os índices de saneamento básico e erradicarão doenças como o mal de Chagas”, relatou Pires, referindo-se aos recursos das ações de Melhoria Habitacional para o Controle da Doença de Chagas – MHCDC.

Participaram da reunião os prefeitos de Alagoinha, Coronel José Dias, Campo Alegre do Fidalgo, Curral Novo, Jacobina do Piauí, Jatobá do Piauí, Luzilândia, Monsenhor Hipólito entre outros, que estão elaborando projetos voltados para a área de saneamento básico com suporte da Funasa.



Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais