Cidadeverde.com

Funasa e da APPM assinam convênios de água e saneamento

Imprimir
Prefeitos de sete municípios piauienses, incluindo o de Vila Nova do Piauí, também presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Arinaldo Leal, participaram na noite desta segunda (13) da assinatura de convênios na Fundação Nacional de Saúde (Funasa), com o presidente Henrique Pires, em Brasília. Os investimentos serão direcionados a construção de sistemas de abastecimento d'água e de saneamento, girando em torno dos 20 milhões de reais.


Os maiores recursos dos convênios ora firmados vão para o município de Água Branca. O prefeito Jonas Moura aproveitou a participação na XVII Marcha dos Municípios para firmar essa parceria.

"Receberemos cerca de 10 milhões da Funasa para investir no esgotamento sanitário de Água Branca. Com isso, a qualidade de vida de nosso povo irá melhorar em muito, pois estamos investindo em prevenção", relata o prefeito.

O presidente da APPM também assinou convênio para o município de Vila Nova do Piauí, no valor de 1,3 milhão. Arinaldo Leal ressalta que esse valor será investido em abastecimento d'água.


"Faremos sistemas simplificados de abastecimento d'água em sete comunidades do município. Esses recursos são muito importantes, pois levarão água de qualidade à casa do cidadão", explica Leal que também cobrou mais recursos para os municípios piauienses para a elaboração dos planos de resíduos sólidos, construção de aterros sanitários e o retorno do programa de construção de banheiros.

O presidente nacional da Funasa frisou que os programas da fundação estão ajudando o Piauí e o Brasil a se desenvolver e que muito mais será investido.

"O programa Água para Todos, as ações do Pac 2 e o Plansab aumentaram os investimentos para água e saneamento nos últimos anos. A parceria com os municípios é fundamental para que o benefício chegue na ponta, além da agilidade na realização das ações que ela proporciona, pois não passa por intermediários. Os municípios do Piauí estão sendo beneficiados pela qualidade técnica dos projetos que apresentaram. Faremos ainda muito mais" conclui Pires.

Os prefeitos de Fronteiras, Jardim do Mulato, Beneditinos, Demerval Lobão e Hugo Napoleão também participarão da reunião. 

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais