Cidadeverde.com

Genu foi a 1ª a dirigir em Teresina e ganha passeio de presente

Imprimir
A sua marca é de ser uma mulher à frente do seu tempo. Filha de Eurípedes de Aguiar, governador do Piauí (1916 a 1920), e Maria da Graça Falcão Lopes Aguiar, a Gracy Lopes. Maria Genoveva de Aguiar Moraes, Genu Moraes, 85 anos, foi à primeira mulher em Teresina a dirigir um automóvel.

 
No ano de 1946 Genu Moraes ganhou de presente do pai um veículo modelo Ford Coupe de cor preta, com o qual passeou pelas ruas da cidade. A TV Cidade Verde prestou uma merecida homenagem a esta que é uma das mulheres de maior representatividade do Estado.
 
A repórter Gorete Santos, visitou dona Genu e a levou para um divertido passeio pelas ruas do centro em um veículo semelhante ao pilotado em 1946 por ela. Emocionada dona Genu, que agora segue no banco do passageiro, deu até dicas de direção à repórter.

 
Em entrevista especial para o programa Mulheres de Teresina desta quinta-feira (08), não é só a repórter que leva dona Genu ao passado, a própria Genu nos leva a uma viagem em toda a história de sua vida, preservada em objetos e fotos de sua casa centenária.
 
“Olha só esse móvel que interessante isso é uma retreta. Como naquela época os banheiros eram longe do quarto, todas as casas tinham uma dessas.”, explica.
 
Mulher de personalidade e sempre a frente de seu tempo dona Genu nunca foi acomodada e sempre questionou o tratamento recebido pelas mulheres da época.

 

“Eu sempre fui contestadora, mas sem criar caso.”, diz a senhora de sorriso fácil, ao contar como convenceu o pai a deixá-la sair  do rígido Colégio das Irmãs, onde estudou. “Aquelas freiras eram muito difíceis, nunca aceitei aquilo tudo.”, brinca.
 
Genu Moraes já foi personagem de livro e de documentário. Ela não esconde que tocava o coração dos rapazes. “Uma moça como eu, de boa família, bonita charmosa e alegre, sempre teve muitos fãs, e eu adorava.”, conta sorrindo.


Apesar de ousada casou-se cedo aos 20 anos e como ditavam os costumes. “Me casei e fui muito feliz com o Antônio, ele era de família tradicional de Parnaíba, um marido exemplar, formidável. “ relembra.
 
Depois do casamento Genu foi morar em São Luís onde começou a escrever coluna social em jornal e assumiu a presidência do sindicato dos jornalistas do Estado, tornando-se a primeira mulher do Brasil a ocupar o posto.


“Tive uma atuação muito grande em São Luís, fui vereadora, meu casamento com a imprensa foi muito interessante. Foi formidável, de muita responsabilidade.”, comenta.
 
Dona Genu relembra o passado por prazer, mas não vive em função dele, não abdicaria das facilidades proporcionadas pela tecnologia. E brinca que não consegue ficar sem internet ou telefone.
 
“Eu tenho uma filha que mora nos Estados Unidos, e sempre falo com ela pela internet, por telefone, gosto muito dos dois.”, explica.
 
Em toda sua vitalidade e sabedoria dona Genu faz o alerta a todos que vivem presos ao passado e não deixam a beleza da vida preencher seus corações. Da forma mais alegre encerra a entrevista deixando o recado:  “A melhor época da vida é sempre o presente. A vida da gente não dá pra planejar nada, deixa a vida me levar.”




Veja a cobertura do especial Mulheres de Teresina


Rayldo Pereira(Da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais