Cidadeverde.com

Gerente do Ibope revela perfil dos teresinenses que assistem televisão

Imprimir
“A cada ano os teresinenses estão assistindo mais a TV. As pessoas se programam para assistir e conversam sobre o que assistem”. A afirmação foi feita pela gerente do Ibope, Sandra Reis, durante o Almoço com as Estrelas da Publicidade, promovido pelo Grupo Cidade Verde nesta segunda-feira (30). A gerente ministrou palestra sobre as pesquisas de audiência realizadas pela empresa, a importância que elas têm para definir as estratégias publicitárias e o perfil do público teresinense.

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

A multinacional brasileira está a 70 anos no mercado e é líder das pesquisas de audiência na América Latina. Nos últimos sete anos, a empresa realizou na capital piauiense duas rodadas de pesquisa de audiência. No último estudo, realizado entre 27 de setembro e 3 de outubro de 2011, os números confirmara que no Estado, a TV Cidade Verde está em segundo lugar na preferência do público de casa do Piauí.

“Esse estudo é baseado em três pilares da audiência: a quantidade de telespectadores, que indica o alcance da emissora; a duração do ato de assistir, que indica a permanência no canal; e a repetição do comportamento, que é o hábito de se programar para assistir”, resumiu Sandra Reis.


Em Teresina, a pesquisa foi feita em 210 domicílios, amostra que representa o comportamento de 230 mil domicílios e 842.650 indivíduos acima de 4 anos. A metodologia utilizada é conhecida como “painel móvel”, que é um caderno de auto-preenchimento que mede a preferência dos telespectadores no horário entre 6h e 1h. “A intenção de uma pesquisa como esta é trazer dados que mostre onde as empresas devem investir”, considerou a gerente, destacando a importância das pesquisas regionais. “Cada região tem sua cultura, sua preferência, e isso é algo que se destaca nas pesquisas”.

Perfil dos telespectadores de Teresina
As informações da pesquisa realizada na capital apontaram o perfil dos telespectadores da cidade, detalhes essenciais, que, segundo a gerente, ajudam a guiar as estratégias dos publicitários.


O estudo revelou que 60% dos telespectadores de Teresina são mulheres e que a maioria pertence à classe social C. Além disso, apontou ainda que a faixa etária do público é bastante variada. “Mas todos os percentuais são significativos. Por exemplo, ao sabermos que 60% do público é feminino, deduzimos que 40% é masculino, ou seja, não é um percentual insignificante”, argumentou a gerente do Ibope.

Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais