Cidadeverde.com

Hospital Getúlio Vargas destina 83 leitos para HUT; Sesapi finaliza plano

Imprimir
O Hospital Getúlio Vargas passa a destinar 55 leitos a mais para pacientes do Hospital de Urgências de Teresina e a regulação interna de leitos passa a funcionar 24 horas. As mudanças foram acertadas durante uma reunião ocorrida nesta quinta (24) entre o secretário de Saúde, Mirocles Veras, e a diretora do HGV, Clara Leal.

As medidas integram um conjunto de ações que visam diminuir a superlotação do HUT. Segundo o secretário Mirocles Veras, toda a rede hospitalar de Teresina será integrada em um plano que está sendo construído com a participação de todos os órgãos de saúde do município.


"Estamos construindo esse projeto e vamos apresentar no prazo estipulado pelo governador Zé Filho. Estamos gradualmente preparando o HGV nessa estrutura. Mas o projeto será apresentado dentro de pouco tempo e envolverá vários órgãos. Vai envolver toda a rede", disse.

Porém, o Ministério da Saúde não sinalizou com nenhum repasse. "Infelizmente, não foi sinalizado nada", comentou.

Clara Leal explicou que o HGV servirá de retaguarda para média e alta complexidade com uma disponibilidade maior de leitos, passando de 28 para 83 leitos de retaguarda.

Outra medida adotada é fazer com que os leitos tenham maior rotatividade e, assim, possam atender mais pacientes do HUT. Clara explica que durante o período de 17 a 23 de abril já foram disponibilizados 81 leitos para o HUT e outros hospitais do interior do Estado.

Leilane Nunes

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais