Cidadeverde.com

Golfinho é encontrado com olhos arrancados em praia de Luís Correia

Imprimir
Um golfinho foi achado morto na tarde do último sábado (24) na praia do Coqueiro, em Luís Correia, litoral piauiense. O animal foi encontrado por um atleta que participava de torneio de Kitesurf no local.

Fotos: César Vieira 

O golfinho tucuxi, ou boto-cinza-marinho, foi visto boiando durante o intervalo da competição. O atleta trouxe o animal até a areia. Biólogos dos projetos Tartarugas do Delta e Aquasis foram acionados e constataram que os olhos do mamífero. 

“Existem várias lendas em torno do olho do boto e isso motiva este tipo de atitude de algumas pessoas”, disse a bióloga Werlanne Santana. Acredita-se que andar com olho de golfinho na carteira ou ter uma pulseira de dente do animal atrai dinheiro, sucesso e mulheres. A ação é ilegal.  


“Não conseguimos identificar de imediato o que pode ter ocasionado a morte do golfinho, ele será levado para análise no laboratório da Universidade Federal do Piauí em Parnaíba para sabermos se o óbito tem a ver com ingestão de lixo ou algo do tipo. O boto-cinza é um mamífero que faz parte da fauna da Área de Proteção Delta do Parnaíba e sua presença é comum nas praias dessa região”, acrescentou.

O golfinho deve ser disponibilizado para observação no Centro de Visitação do projeto Tartarugas do Delta, logo após seja analisado na UFPI.

Com informações e fotos do Proparnaiba.com
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais