Cidadeverde.com

Governador é contra abrir HGV para urgência e emergência

Imprimir
O governador Wilson Martins (PSB) classificou como “erro estratégico” a proposta da prefeitura de Teresina de voltar o atendimento de urgência e emergência ao Hospital Getúlio Vargas (HGV). Martins defende que o hospital permaneça com a alta complexidade, como funciona atualmente, e que o HU (Hospital Universitário) reforce o atendimento a emergência. 

Fotos: Yala Sena

“Eu acho um erro estratégico. Se existe um pronto socorro no HUT (Hospital de Urgência de Teresina) é importante que brigamos agora para abertura do pronto socorro do HU, que está lá, perfeito, equipado, pronto para funcionar. É o HGV funcionando como hospital de clínicas ajudando na regulação dos dois hospitais, principalmente aos pacientes do HUT”, disse o governador.

Há quase seis anos o pronto socorro do HGV foi desativado, após a inauguração do HUT. Houve um acordo, na época, do governo ceder funcionários do Getúlio Vargas para o HUT. Cerca de 380 funcionários do HGV foram transferidos para a urgência de Teresina.

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB) está acertando com o vice-governador Zé Filho (PMDB), a possibilidade de transformar o HGV em atendimento de urgência e emergência.

“Acho que a batalha tem que ser maior. Não pode ter um hospital no porte do Hospital Universitário sem funcionar um pronto socorro”, disse o governador.


Wilson Martins lembrou que ao assumir o governo, o HGV tinha 35% dos leitos ocupados, segundo ele, a ocupação atual é de 90%. O governador relatou que antes o Getúlio Vargas fazia 200 cirurgias por ano e hoje faz 600. 

Ele admite que existem problemas nos hospitais do interior como também nos da capital. Martins ressaltou que criou equipes de ortopedia, de cirurgia e anestesia nos hospitais regionais para melhorar sua resolutividade. 

O governador informou ainda que no carnaval foram encaminhados para o HUT apenas 111 doentes em uma semana, o que representa menos de 1%.

“Nós atendemos mais de 12 mil pessoas no carnaval e 99% dos casos foram resolvidos por nossos hospitais. É preciso que tenhamos controle e uma boa parte dos doentes estão vindo do Maranhão, que atravessam principal para Parnaíba e Floriano”.

Wilson Martins disse que quem mais atende é o hospital de Floriano. Último dado foi atendimento mais de 3 mil pacientes.

“O HGV é um hospital de clínica e ele está funcionando bem como retaguarda ao pronto socorro de Hospital de Urgência. Se já tem um hospital de urgência em Teresina qual é a política? A política é reforçar o hospital de urgência e dar as condições para os hospitais dos municípios de Teresina funcionem como média complexidade”.

Segundo o governador, o HGV recebe em média 1.500 a 1.600 por ano pacientes vindo do HUT. 

“A ideia que discuti e levei para nossa equipa da saúde do Estado e também para o prefeito de Teresina é que a gente implemente mais ainda a retaguarda. Que a gente possa receber também nos finais de semana, pessoas vindo do HUT e estamos buscando essas condições”. 



Flash Yala Sena

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais