Cidadeverde.com

Governador anuncia 15 mil novas vagas no ensino ainda esse ano

Imprimir
Um total de 30 novas escolas modelo estão sendo construídas em municípios piauienses que até então não possuíam uma sede estadual, sendo dotadas de toda a infraestrutura necessária para a adoção do modelo de tempo integral. Com a inauguração das escolas, prevista ainda para 2014, juntas, as unidades vão ofertar 15 mil novas vagas para estudantes em várias partes do estado. Algumas dessas obras foram visitadas pelo governador Wilson Martins na manhã desta sexta-feira (21), sendo uma no município de Coronel José Dias e outra em Dom Inocêncio. 

“A construção de novas escolas, bem como as ações de reforma e ampliação das unidades se somam aos investimentos feitos em polos de ensino a distância e na execução de programas educacionais como o Pedala Piauí, que prevê a distribuição de bicicletas para 70 mil estudantes da rede pública, ou mesmo, o programa de Intercâmbio Aprender é uma Viagem, que já levou para o exterior um total de 120 alunos para estudar idiomas em países de língua inglesa e espanhola. Assim estamos conseguindo mudar a realidade educacional do estado, que a cada ano vem conquistando melhores índices junto aos órgãos de fomento, vestibulares, olimpíadas, entre outras seletivas”, enumera Wilson Martins.

Cada unidade é equipada com salas de aula, laboratórios de informática, biblioteca, refeitório, banheiros, entre outros espaços administrativos. A construção de quadras poliesportivas cobertas também faz parte do projeto de construção das escolas, fomentando a prática de esportes, bem como a realização de atividades artísticas. Para tanto, o Governo estadual está investindo mais de R$30 milhões na execução dos projetos, que integram uma política da atual gestão de melhoria das condições educacionais das escolas estaduais. Dentre as cidades que também serão contempladas com as escolas estão Alvorada do Gurgueia, São Gonçalo do Gurgueia, Bonfim do Piauí, Anísio de Abreu e Várzea Branca.

Segundo o secretário estadual da Educação, Átila Lira, desde o início da gestão foi feita uma pesquisa junto a todos os municípios sobre as condições educacionais de cada cidade, em especial para saber quais delas ainda não possuíam uma sede estadual própria para ensino. “Diante dessa realidade, empreendemos uma verdadeira revolução na educação piauiense, dando melhores condições estruturais a todas as escolas existentes, além de iniciar as obras de novas escolas naqueles locais que ainda não possuíam uma sede própria. Essas escolas serão modernas e possuirão equipamentos para a realização de atividades teóricas e práticas junto aos estudantes”, explica. 

Entrega de bicicletas do Pedala Piauí

Durante o cumprimento de agenda administrativa nos municípios de Coronel José Dias, São Lourenço do Piauí e São Lourenço, o governador entregou mais de 1.000 bicicletas do Programa Pedala Piauí a estudantes da rede pública de ensino de ambas as cidades. Ao todo serão entregues, em todo o Estado, 70 mil bicicletas para alunos que moram até 3 km da escola, incentivando crianças e adolescentes a frequentar as aulas diariamente, diminuindo assim os índices de evasão escolar.

Ana Júlia, aluna do 5º ano do ensino fundamental em Coronel José Dias, foi uma das contempladas com a entrega de bicicletas. Assim que recebeu o benefício, Ana Júlia já tratou de testar a nova bicicleta, que além de servir de meio de transporte para as aulas, nas horas vagas servirá para visitar amigos e parentes. “Gostei demais da bicicleta. Ela vai ajudar bastante na minha locomoção”, atesta. 

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais