Cidadeverde.com

Governador reúne órgãos da área rural para tratar de estiagem

Imprimir
O governador Wilson Martins reuniu-se nesta terça-feira (7) com gestores dos órgãos da área rural do Governo do Estado para discutir ações para amenizar os efeitos da estiagem no Piauí. A previsão da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) é de chuvas abaixo da média nas próximas semanas no semi-árido. Até o momento, cinco municípios piauienses decretaram situação de emergência.

“Pelas previsões metereológicas ainda não está caracterizada a seca, mas já temos estiagem. E isso nos preocupa, especialmente na região semi-árida. Entregamos recentemente 1600 quilômetros de adutora,  o que ajuda a amenizar a falta de chuvas em muitos municípios, mas precisamos nos precaver”, afirmou o governador Wilson Martins.

Durante a reunião, o governador solicitou relatórios mais detalhados sobre a previsão de precipitação pluviométrica aos técnicos da Semar e das ações executadas pela Secretaria Estadual de Defesa Civil nos municípios ameaçados pela seca. Uma nova reunião deve acontecer daqui a 10 dias para que seja traçado um plano de ação integrado do Governo do Estado e de órgãos federais como o Departamento Estadual de Obras Contra a Seca (Dnocs) nas regiões mais atingidas pela escassez de chuvas.

“Hoje temos apenas cinco decretos formais de emergência, mas, se forem confirmadas as previsões de poucas chuvas, até os próximos 15 ou 20 dias estimamos que 30% dos municípios do Piauí irão decretar emergência”, avaliou Jerry Herbert, diretor da Unidade de Defesa Civil, da Secretaria Estadual de Defesa Civil. Os municípios que já formalizaram esses decretos são Isaias Coelho, Queimada Nova, Capitão Gervásio Oliveira, Várzea Branca e São Julião.

“Estamos orientando, de acordo com pedido da Secretaria Nacional de Defesa Civil, que, juntamente com os decretos de emergência, sejam enviados pelas prefeituras planos de ações contra a seca. Historicamente, são os mesmos municípios que precisam de ajuda ano a ano”, afirmou Jerry Herbert. Atualmente, 77 municípios piauienses são atendidos pela Operação Carro-pipa, executada pelo Exército.


[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais